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Comemoração | Dia do Garçom reconhece a importância do ofício

A proficiência em atender é um dos elos que sustentam a relação restaurante/cliente

Profissional é ponte entre estabelecimentos e clientes
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Lucca Herzog
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O Dia do Garçom é comemorado anualmente, em 11 de agosto. A data homenageia a atividade dos maiores responsáveis pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer bar ou restaurante.

Histórico

A origem da data comemorativa é controversa. Há quem diga que foi escolhida por coincidir com o Dia do Advogado, ou com o “Dia do Pendura”, quando jovens estudantes de direito reuniam-se para comer e beber sem pagar a conta. Pela tradição, o calote não era estendido aos garçons, que recebiam integralmente os 10% da taxa de serviço.

Mas o ato de servir ao outro existe desde a Antiguidade, quando combatentes perdiam uma batalha e, como tradição, serviam seus oponentes, ou quando escravos serviam seus captores.

Posteriormente, na Idade Moderna, o conceito de servidão alterou-se, criando uma cultura de hospitalidade. Foi nessa época que surgiram, na França, os primeiros restaurantes.

Somente na Idade Contemporânea, época da Revolução Industrial, que o ato de servir foi considerado uma forma de prestação de serviço, e os profissionais vistos como funcionários.

Origem do nome

A origem do nome garçom se deve à cultura Francesa. Quando precisavam de algo dos restaurantes, os franceses chamavam os atendentes de garçon, que significa rapaz, ou menino.

Já os estrangeiros que frequentavam os estabelecimentos acreditavam que a palavra designava a profissão, e, com isso, adotaram o nome. No caso do Brasil, cuja terminologia foi adaptada para a língua portuguesa, a expressão transformou-se em “garçom”.

A profissão

A profissão de garçom/garçonete é uma das que mais fazem parte da cultura popular. Cumprindo função fundamental para a qualidade de um serviço no setor alimentício, essas figuras, muitas vezes com atendimentos personalizados, acabam ultrapassando suas designações, transformando-se em personagens “folclóricos” da história de um bairro, comunidade, ou mesmo cidade.

Em um serviço alimentício, os garçons e atendentes são o rosto do negócio, e a ponte entre o estabelecimento e seus clientes. Um de seus principais objetivos é oferecer um atendimento acolhedor e amigável, e, assim como ocorre em todas as profissões, existem algumas habilidades que diferenciam o profissional.

Fontes: (cashme.com.br e calendarr.com)

Características de um bom garçom

• Interagir bem com os clientes
• Boa memória
• Conhecimento sobre bebidas
• Trabalhar sob pressão
• Conseguir circular pelo bar sem se esbarrar constantemente
• Mostrar iniciativa
• Ter boa higiene
• Interagir bem com a equipe existente
• Ter uma comunicação clara e amigável
• Andar com um senso de urgência
• Saber lidar com situações difíceis com clientes bêbados
• Ser carismático

Fonte: (mytapp.com.br)