Início Saúde Comemorando o Dia do Farmacêutico

Comemorando o Dia do Farmacêutico

SARA ROHDE
[email protected]

O dia 20 de janeiro é conhecido nacionalmente pelo Dia do Farmacêutico. É nesta data que se comemorou o primeiro aniversário da Associação Brasileira de Farmácia no ano de 1916.
O farmacêutico é responsável pela saúde e bem-estar das pessoas e pela parte técnica dos medicamentos de uma farmácia. 
É ele o profissional que atua na elaboração de remédios e fórmulas, nos testes das substâncias no organismo, na composição de cada medicamento, na criação de cosméticos e produtos de higiene pessoal e de beleza. 
Para a data dessa profissão tão importante não passar em branco, foi pensado em um dia especial para comemorar. Quem teve a ideia de criar essa data para os profissionais da saúde foi o farmacêutico Oto Serpa Grandado, que em uma reunião com a Associação Brasileira de Farmacêuticos, no dia 7 de janeiro de 1941, questionou o porquê de não ter uma data especifica para os profissionais.
Então, o dia 20 de janeiro, data de aniversário da associação, ficou conhecido como o Dia Nacional do Farmacêutico. Porém, a data só foi reconhecida em 2007, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007. A oficialização da data comemorativa ocorreu a partir de 2010.
A origem da profissão de farmacêutico ocorreu nos antigos boticários (boticário significa dono de botica, farmacêutico), lá era o local de criação de remédios para tratamentos de diversas doenças. 
Antigamente os doentes que não tinham acesso a hospitais procuravam as farmácias. Antes, eram mais usadas substâncias naturais, extraídas da natureza. Hoje em dia os profissionais da saúde têm o conhecimento gerado através de ensino superior com tecnologias e produtos atuais para a fabricação dos medicamentos.
No início os remédios vinham de Portugal. Mas com as dificuldades de transportar os produtos devido aos piratas, os jesuítas começaram a se tornar boticários. A escolha se deve ao fato dos jesuítas terem muito acesso a plantas medicinais que podiam ser utilizadas nos tratamentos. Em 1640, os boticários foram legalizados profissionalmente. 
Em 1831 surgiu a primeira Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro. Após, em 1897, foi conhecida a Escola Livre da Farmácia e Química, em Porto Alegre. 
O mercado de trabalho de um farmacêutico é totalmente ligado ao paciente diretamente dentro de uma farmácia. Ele tem noção dos sintomas de uma doença e sabe as composições dos remédios que pode indicar aos pacientes.

O farmacêutico é responsável pela saúde e bem-estar das pessoas e pela parte técnica dos medicamentos de uma farmácia