
Pouco antes das 10 horas dessa quarta-feira, 27, o garoto Lucas Eliezer dos Santos, de 13 anos, estava em casa e passou algumas recomendações para sua avó. Primeiro, de que pelo período de uma hora, entre 10h15 e 11h15, não poderia ser interrompido. Também não seria possível ir ao mercadinho comprar os mantimentos para o almoço neste espaço de tempo e nem varrer o pátio. “Eu te explico, vó: Seguinte, a gente vai ter aquela aula de sempre, vó, pela internet, com a ‘profe’ de matemática, entende”, contou o menino.
Aluno da Escola Municipal São Canísio, do bairro Dona Carlota, há três semanas o garoto recebe atividades pedagógicas via WhatsApp, e responde para suas professoras para se certificar de que está tudo certinho.
E desde a última quarta, a escola de Lucas deu início também a uma outra novidade: a aula seria em tempo real, à distância, e ele poderia rever novamente seus colegas de turma e mais a professora. “Agora ficou muito bom. Adorei a ideia, porque a gente pode tirar as dúvidas na hora que a ‘profe’ explica”, disse Lucas.
Além de Lucas, outros 30 alunos da instituição, de duas turmas do 8º ano, participam da aula de matemática todas as quartas pela manhã, por videoconferência. A iniciativa está agradando também a professora, Sílvia Letícia Pozzebon Wermuth. “Foi um desafio, a gente precisou reinventar a didática de ensino, mas é muito gratificante perceber que o envolvimento e o interesse deles está sendo muito positivo”, declarou.
Segundo a diretora da instituição, cerca de 97% dos estudantes da instituição, que atende 350 alunos, têm acesso à internet. “Felizmente praticamente todos os alunos conseguem ser atendidos. E os que não têm acesso a esse meio, retiram as atividades de forma impressa aqui na escola para realizar em casa”, afirmou.
De acordo com a secretária de Educação, Juliana Bach, desde abril os professores já pensavam em estratégias para atender os estudantes das 46 instituições de ensino, tanto as do ensino fundamental como infantil, com atividades pedagógicas não presenciais. “Quero ressaltar o trabalho sério e focado de nossos professores, que estão se reinventando, recriando nesse cenário de isolamento, e oferecendo a cada dia novas formas para atender os estudantes em suas mais diversas realidades”, finalizou.














