Início Geral Como o Monumento Fritz e Frida chegou na terra da Oktober?

Como o Monumento Fritz e Frida chegou na terra da Oktober?

Ricardo Gais
[email protected]

Fotos: Ricardo Gais

O principal acesso a Santa Cruz do Sul está localizado na RSC-287, no Trevo Fritz e Frida, local onde se encontram duas figuras que representam a cultura germânica e a Oktoberfest. O monumento, além de chamar a atenção de quem trafega pela via, é cenário para fotografias, um bom chimarrão, além de marcar a entrada da terra da maior festa germânica do Estado, que completa nesta terça-feira, 143 anos de emancipação. Mas você já parou para pensar em como surgiu o espaço e de onde vieram as estátuas do casal símbolo de nosso Município?

Para sanar a curiosidade de muitos, inclusive a minha, conversei com Elton Griebeler, secretário de Turismo de 1997, no governo do então prefeito Sérgio Moraes e vice Gastão Schmitt. Elton logo começa contando como surgiu a ideia da instalação dos bonecos em Santa Cruz. “Eu sou natural de Lajeado e lá tenho um amigo que trabalha na área artística, com a elaboração destas estátuas. Então, quando fui secretário de Turismo aqui no Munícipio, Marcos Daty veio para Santa Cruz e marcou uma reunião comigo para falar sobre uma ideia, que era de fazer os bonecos Fritz e Frida em algum ponto do Município. Ele chegou apenas com essa sugestão e disse que faria com cimento e ferragem, porque ele já tinha feito trabalhos assim no Litoral e em outras cidades. Eu achei a ideia interessante, pois o símbolo da Oktoberfest são os bonecos e se mescla com a identidade forte do Município em função da colonização alemã, então os bonecos eram unanimidade na comunidade, ao meu ver, e não confrontaria com outras tradições e culturas, visto que eram bonecos amados pela população como um todo”, lembrou.

Elton Griebeler, secretário de Turismo em 1997


Elton explicou que o Município não tinha como arcar com os custos financeiros para a construção do monumento, então como ele tinha ligação com a organização da Festa da Alegria, levou a ideia do lajeadense Daty para a comissão organizadora do evento, que tinha Ivo João Schaeffer como presidente da 13ª Oktoberfest e 4ª Feicap (atual Feira Sul) e Haroldo Roedel, vice-presidente. “Nós, em conjunto, apreciamos a ideia e todos gostaram muito, porque seria uma forma forte de criarmos uma identidade, então, foi definido que seria construído o monumento perto do Parque da Oktober, mas surgiu a ideia de fazer no trevo de acesso a Santa Cruz, e a sugestão foi bem aceita”.

Então surgia o empecilho de viabilizar a obra. A comissão de captação de recursos da Oktober entrou em contato com entidades empresariais do Município para angariar os valores e viabilizar a construção dos bonecos. “Conseguimos o dinheiro, então demos o OK para o Daty, e ele iniciou a montagem dos bonecos lá em Lajeado, sendo, posteriormente, trazidos para cá. Enquanto isso, pedimos autorização para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para a realização daquele espaço, pois era de abrangência deles, por ser perto da rodovia. Cada boneco teve o custo de R$ 6 mil – o Fritz foi patrocinado pelo Banco do Brasil e a Frida pela Meridional de Tabacos e Trans Continental, na época”.

Com os recursos em mãos, o artista Daty começou a confecção das estátuas no dia 12 de julho de 1997, com os olhares atentos de Elton, que ajudava o artista mandando fotos de vários ângulos dos símbolos da festa. O próprio artista veio fazer fotos e chegou a levar a cabeça dos bonecos (no caso das fantasias) para Lajeado para a elaboração do projeto.

Após cerca de quatro meses, os bonecos em cimento e ferro estavam com a estrutura pronta. Cada um tem quatro metros de altura, sendo que ambos foram transportados em um caminhão, de Lajeado para Santa Cruz. “Fizemos uma estrutura para colocar o monumento em cima. Quando chegou o momento de erguê-los com o guincho, com fitas fortes e especiais para não danificá-los, foi muito tenso. “Da retirada do caminhão até colocá-los em pé na base ocorreram diversos problemas de fissura e até algumas partes se quebraram. Chegamos a pensar que não era mais possível a instalação dos bonecos, mas o Daty disse que daria um jeito, e voltou para Santa Cruz para refazer as partes quebradas. E foi o que aconteceu, ele veio para cá, armou uma tenda para trabalhar, trouxe os equipamentos e começou o conserto. Nós estávamos entristecidos, porque os bonecos estavam prontos e ficaram muito danificados”, recordou.

O artista ficou por mais três semanas fazendo a reforma. “Ele ficou no sol e na chuva trabalhando durante todos os dias para entregar no prazo, antes de iniciar a Oktober. E depois que ele pintou os bonecos com tinta acrílica e vimos que estavam prontos, foi uma alegria completa”, pontuou Elton.
Conforme as placas de inauguração, fixadas junto ao monumento, o ato ocorreu no dia 1º de outubro de 1997, com a presença da comunidade e autoridades. “Desde de então, os bonecos viraram atrativo turístico. Chegava a ter em um dia, ao mesmo tempo, sete ônibus no local, com pessoas querendo tirar fotos. Pra mim é algo marcante”.

REMOÇÃO DEVIDO AO VIADUTO

A possível remoção dos bonecos Fritz e Frida, com a construção do viaduto, virou tema de preocupação para Elton em 2015, pois poderia causar danos ao monumento e tiraria a caraterística do local. “Eu primeiramente fiquei preocupado porque é uma identidade muito forte do Município, mas mesmo sem ligação na Prefeitura eu acompanhei a necessidade do crescimento econômico de Santa Cruz e a demanda da comunidade que tinha dificuldade de se locomover pelo local, então eu achei que deveria apoiar, mas eu preferia um túnel, para não mexer nos bonecos”, brincou aos risos. “Quando vi a obra se iniciando, e a distância para dar rampa no viaduto, me preocupei sobre a visibilidade dos bonecos, de quem passa pela 287, mas não houve grande interferência e dá para enxergá-los. Devido às obras de perfuração, a boneca Frida teve que receber apoio em baixo do vestido, para evitar possíveis rachaduras”.

CURIOSIDADES

Para não virarem com os fortes ventos, os bonecos possuem um grande peso, sendo fixados com parafusos e chumbados no suporte. “A prefeitura fez laudos técnicos sobre a segurança da estrutura, por isso não tem como eles caírem com os ventos”. comentou.

Outra questão que também muito se falou na época foi sobre os bonecos estarem segurando canecos de chope, o que poderia ser um incentivo ao álcool. “Falaram que seria feio para Santa Cruz, mas não é isso que os bonecos representam, e sim a celebração e a comemoração das conquistas”, finalizou Elton.