
O último fim de semana, dias 15 e 16, foi atípico em Santa Cruz do Sul. Mais de 20 mil pessoas participaram do concurso público que deverá definir novos nomes para compor o quadro de funcionários da prefeitura em 284 vagas, sendo 35 delas para formação de cadastro de reserva. O certame, no entanto, causou diversos pontos de congestionamento na cidade, que por sua vez causaram o atraso de candidatos. Da mesma forma, nas redes sociais, candidatos relataram erros nas provas.
Considerado o maior processoseletivo já realizado no município, o concurso ofereceu vagas para 102 cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior. No sábado, 15, foram realizadas as provas de concorrentes de nível técnico e ensino médio, nodomingo, 16, para ensino fundamental e superior. Os locais de prova foram a Unisc, Unopar e oito escolas da rede estadual de educação.
Alguns participantes reportaram ter encontrado problemas para chegarem ao local da prova ou mesmo dentro da sala de aplicação. Houve casos de aparelhos celulares que atrasaram o relógio automaticamente em uma hora mesmo com a extinção do horário de verão, alguns perderam o tempo limite para entrada por causa do trânsito intenso causado pelo evento, mas muitos também reclamam de erros nas provas, como respostas duplicadas ou gramática incorreta nas questões.
Além dos atrasados, diversos participantes também relataram que muitos foram desclassificadas por não conseguirem retirar brincos, piercings ou alianças. Embora que a regra tenha sido divulgada no edital, muitas pessoas acabaram esquecendo que deveriam deixar os adereços em casa e, mesmo com a ajuda de fiscais, não conseguiram cumpri-la.

Comissão avalia resultado
Para Juliana Panke, presidente da comissão do concurso, o certame foi um sucesso. Segundo ela, a taxa de abstenção de candidatos está estimada em apenas 10% e, mesmo com o receio de candidatos em relação ao trânsito, que foi fiscalizado com o suporte da guarda municipal, fiscalização de trânsito e brigada militar, a maioria conseguiu chegar com bastante antecedência.
O desempenho do Instituto Consulpam, empresa organizadora do concurso, também foi elogiado por Panke. “Nossa avaliação da empresa e dos fiscais de sala foi muito boa, não poderia ter sido melhor”, disse. De acordo com ela, é importante que os candidatos fiquem atentos aos novos desdobramentos e etapas para cargos específicos que serão divulgadas no site da organizadora.
Sobre as reclamações de participantes, a comissão da prefeitura que acompanha o certame também informa que fará alguns registros de materiais divulgados na imprensa, para então cobrar um posicionamento da Consulpam. “Ainda não chegou para a comissão da prefeitura nenhuma reclamação (registrada oficialmente), então estamos aguardando e acompanhando as reportagens publicadas, para pedirmos esclarecimentos”, esclareceu Juliana.
Tentamos contato com a Consulpam para verificar se a empresa gostaria de se posicionar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta, pois o responsável pelo concurso da prefeitura supostamente estaria em viagem.
O gabarito prelimitar está disponível no site da Consulpam desde a segunda, dia 17, e apenas a questão número 14 das provas de alguns cargos do edital número 2 foi anulada até o momento.Em caso de discordância, os participantes do certame podem entrar com recurso dentro do período que vai de hoje, dia 18, até a quinta-feira, 20. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelos telefones (85)3224-9369/ (85) 3239-4402 / (85) 99746-2050–TIM, todos números com código de área do Ceará, onde fica a sede do instituto.
Depois de encerrado o processo de análise dos recursos, a lista de classificados deverá ser divulgada e um novo período de recursos será aberto, no entanto, os candidatos devem ficar atentos aos prazos e comunicados que são disponibilizados no site do Instituto Consulpam.














