Início Saúde Conferência municipal: Saúde das mulheres em pauta nesta quarta-feira

Conferência municipal: Saúde das mulheres em pauta nesta quarta-feira

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Amanhã acontece a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres (CMSMu), com o tema ‘Saúde das mulheres: desafios para integralidade e equidade’. A Conferência será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Fernando Abott, 940. O evento discutirá as políticas de saúde pública para as mulheres e é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde. A participação é livre, basta chegar meia hora antes e fazer o credenciamento no local.

O objetivo da Conferência de Saúde da Mulher é a formulação de diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).  Conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito,  através da promoção da igualdade social e da cidadania.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

A abertura está prevista para as 8h30, com a presença de autoridades municipais. Em seguida, às 9 horas, ocorre a aprovação do regimento e, às 9h30, inicia um painel de discussão com participação da professora da Universidade Federal de Santa Maria Maria Celeste Landerdahl, da professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Vera Somavilla e da psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Saueressing. 

Ainda na parte da manhã, das 11h15 ao meio-dia, será realizado um debate geral. Os trabalhos serão retomados às 13h30min, após o intervalo para o almoço. Na parte da tarde, divididos por grupos, os participantes vão discutir os eixos que norteiam a conferência: I – Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento; II – Políticas públicas para as mulheres e a participação social; III – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. 

Por volta das 15 horas, novamente reunidos em um mesmo espaço, a plenária vai discutir as propostas e moções que serão levadas para a conferência estadual, a ser realizada de 9 a 11 de junho, em Porto Alegre. A última atividade de trabalho do dia será a eleição dos delegados que irão para esta próxima etapa. Já a conferência nacional ocorrerá entre os dias 1º e 4 de agosto, em Brasília.

Programação

8h/9h30 – Credenciamento, coffee break, solenidade de abertura e aprovação do regulamento interno da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres
9h30/12h – Painel de discussão do tema e debate
13h30/15h – Grupos de trabalho para discussão dos eixos
15h30/15h45 – Coffee break
15h/16h45 – discussões das propostas e moções e eleição dos delegados
17h – Coffee break e encerramento