Início Esportes Conheça a história do Phablo Hudson

Conheça a história do Phablo Hudson

Sara Rohde
[email protected]

Foi um roubo de bicicleta que levou Phablo Hudson a iniciar no skateboard. A história deste guri com o skate começou quando ele tinha apenas 10 anos, e neste sábado, 9, sua marca oficial será lançada, o começo de um sonho.
Phablo Gabriel Hudson Lopes sempre gostou de adrenalina, mas foi com o skate que o atleta se identificou. Inicialmente, Phablo andava de bicicleta, e certo dia ela foi roubada, o que o deixou muito abalado. Foi então que pegou um skate velho que tinha em casa e começou a praticar manobras. Como o skate era muito batido, o seu pai resolveu lhe dar um novo de presente, só que o skate que Phablo ganhou foi comprado em uma loja de brinquedos e não era profissional.
Com o tempo o skate estragou e sua mãe comprou outro, que também era de uma loja de brinquedos, “não era um skate muito bom, não era feito pra andar, era de brinquedo, foi então que no meu aniversário eu pedi um skate profissional de presente, a partir dali comecei a frequentar a Pista de Skate”, comenta Phablo. 
Após praticar com frequência o esporte, o apoio da loja Brasil Urbano fortaleceu e incentivou Phablo a continuar andando de skate. A partir dali surgiram muitos amigos, “meus melhores amigos eu fiz por causa do skate, porque sem amigos e família a gente não chega a lugar algum, são eles que nos fortalecem para continuar nossos sonhos”, frisa.
Phablo começou a participar de campeonatos, o que resultou em vários títulos, e uns dos principais conquistados foram o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro de Skate. E o campeonato jamais esquecido foi o da Hocks, com a Brasil Urbano, em Santa Cruz do Sul. Além de ser a estreia de Phablo, o atleta ganhou o primeiro lugar. 
Dos skatistas profissionais que lhe inspiram tem o Felipe Gustavo que é brasileiro e faz de tudo pra conseguir viver os seus sonhos e o Paul Rodriguez que anda muito bem em todas as bases. São algumas inspirações para o atleta que sonha em viver do skate e ser um profissional, “não basta só ter vontade de ser um bom skatista, é preciso ter foco, persistência e amar o que faz”. No futuro, Phablo ainda planeja ter uma loja para poder patrocinar os skatistas santa-cruzenses e ajudá-los a participar de campeonatos em outros municípios e até mesmo em outros Estados. 
Hoje, o esporte faz parte da vida do Phablo que se mantém sem patrocínio e com peças usadas dos skates dos amigos. “Infelizmente aqui no interior é complicado ser skatista devido a ter pouco investimento e pouco campeonato, então é difícil conseguir um apoio para se manter no esporte”. Para andar de skate o atleta conta com a ajuda da família e amigos que o incentivam a todo o momento a nunca desistir, “hoje eu não vivo sem o skate, o skate é parte de mim, parece que tá grudado comigo, se saio na rua sem ele parece que falta alguma coisa”. 
Phablo menciona a dificuldade que alguns skatistas enfrentam com a distância das pistas localizadas no Centro. “Apesar de Santa Cruz ter uma boa estrutura para a prática do skate, as pistas estão localizadas no centro, o que dificulta para os atletas das periferias praticar o esporte, devido a distância. Se tivessem mais pistas nos bairros facilitaria os skatistas e incentivaria muitas crianças e jovens”. 

Documentário ‘Obstáculos’

Em março foi lançado o documentário ‘Obstáculos’ onde a vida do Phablo foi o tema principal. Para o skatista foi uma forma de reconhecimento, “eu gostei muito quando a Rolo Frames me convidou para fazer o documentário, porque eu falei os principais obstáculos que passei durante minha trajetória no skate. É muito bom ser reconhecido pelo o meu esforço e minha dedicação. Quero agradecer todos meus amigos que me ajudaram e continuam me ajudando, como o Daniel Souza, Pepe Fontonari, Gabriel Moura, Michele Lisboa. Eles estão sempre me apoiando”, completa.

Lançamento oficial

Todos estão convidados a participar do lançamento oficial da marca Phablo Hudson, que ajudará o skatista a ser conhecido e a tomar espaço na região e assim crescer no Estado. Sobre os produtos que farão parte do catálogo, “estamos elaborando alguns modelos de camisetas e bonés para vender e assim poder usar o dinheiro para conseguir participar de futuros campeonatos. Eu quero um dia poder viver do meu sonho”, finaliza.
O evento contará com a apresentação em primeira mão do vídeo institucional criado para o atleta com a parceria do Victor Costa, na edição e produção audiovisual. O lançamento da marca será realizado neste sábado, no Cazco Hostel, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. Bebidas a cargo da Holy Sheep com chopp e cachaça artesanal, hambúrgueres do Scooby-Doo Gourmet e muito som com o dj Papito Beats.

Pablo Hudson: