
Rosibel Fagundes
[email protected]
Neste domingo, 6, foram eleitos os cinco novos conselheiros tutelares e os 10 suplentes que atuarão pelos próximos quatro anos em Santa Cruz do Sul. A votação que ocorreu de forma facultativa teve início às 8 horas e se concentrou nas dependências do Colégio Marista São Luís, até as 17 horas. Para o processo eleitoral, 22 urnas eletrônicas foram disponibilizadas. Ao todo, 4.394 eleitores participaram do processo que contou com 20 candidatos aptos a concorrer.
Para a vice-presidente da Comissão Eleitoral em Santa Cruz, Jamila Mohammad Abdallah, a votação teve uma boa aceitação por parte da comunidade. “O pleito todo foi bem positivo, não tivemos nenhuma intercorrência ou situação grave, assim como nenhum outro tipo de problema. De uma forma geral, o processo foi muito bom. Claro, que nós gostaríamos de ter tido um aumento no número de votantes, bem mais que o registrado na última eleição de 2015. Mas, infelizmente isso não se concretizou. Acredito que muito pela função do tempo de domingo ou pela exigência do eleitor de ter que portar um documento com foto e mais o título, o que talvez possa ter contribuído”, frisou.
Para Jamila, a participação da comunidade no processo de eleitoral é de suma importância, uma vez, que estes profissionais são responsáveis por zelar para que os menores tenham acesso efetivo aos seus direitos. “O trabalho é feito 24 horas. Os conselheiros tem uma dedicação exclusiva porque além do turno de trabalho normal, que corresponde a 40 horas semanais eles têm de estar disponíveis para os plantões que ocorrem à noite e nos fins de semana. Então, é uma atividade importantíssima, são eles que vão atender crianças e adolescentes, serão responsáveis por aplicar medidas de proteção quando algum direito destes menores for violado, aconselhar pais e responsáveis, e quando necessário encaminhar situações ao Ministério Público e às autoridades competentes. Esperamos que estes novos conselheiros consigam desempenhar um bom trabalho”, concluiu.
A posse dos novos conselheiros acontece no dia 10 de janeiro de 2020. Antes, no entanto, passarão por um curso de capacitação de 40 horas. O mandato é de quatro anos, com remuneração de R$ 3.762,99 mais o vale-alimentação de R$ 537,00.
Quase dez mil atendimentos em um ano
Somente em 2018, o Conselho Tutelar de Santa Cruz realizou 9.189 atendimentos tais como denúncias, encaminhamentos, orientações, audiências, visitas domiciliares e outros. Segundo Jamila, a população tem o dever de denunciar casos de violência envolvendo crianças e adolescentes. “Estes são casos que efetivamente foram notificados, que chegaram até o Conselho, onde foram feitas visitas e encaminhamentos. Mas, sabemos que muitas situações não chegam para nós. Então, é importante a comunidade saber que existe este canal de denúncia e este serviço de proteção das crianças e adolescentes. Qualquer suspeita de maus tratos, violência, negligência, abuso sexual, violação de direitos de uma criança ou adolescente deve ser denunciado. Temos a Central que fica em Brasília e pode ser acionada pelo Disque 100, e as denúncias são direcionadas para os municípios de origem”, declarou. Além deste número, o atendimento também pode ser realizado através dos telefones 3713-3700 ou 98444-7964.
Titulares
Michele Cardoso Zinn – 583 votos
Edson Koeppe – 402 votos
Maiara Robertt – 320 votos
Janete Franken – 316 votos
Roberto Schaefer – 301 votos
Suplentes
Clarice Saldanha (Nica) – 299
Luciano dos Santos – 296
Dailanna de Souza – 274
Fábio de Lara– 263
Raiana Lopes– 249
Joana Mahl – 182
Simone Fernanda Neu – 150
Ana Júlia Ferreira – 142
Nelson Julio Rodrigues – 138
Gabriela Ferreira – 121














