Iniciado em julho de 2019, o programa Consultório de Rua já realizou 349 abordagens a pessoas em situação de rua em Santa Cruz do Sul. Desses, seis pacientes foram encaminhados ao serviço do Caps AD para internação, três foram acompanhados para atendimento no plantão e em outros três casos a equipe acionou o SAMU. A outros 16 moradores em situação de rua foi providenciado cartão SUS.
As abordagens são realizadas todas segundas e quintas-feiras à noite. Nas segundas-feiras a equipe é formada por uma médica e uma técnica de enfermagem. Já nas quintas-feiras, uma equipe de redutores de danos realiza a escuta e passa as orientações necessárias aos moradores em situação de rua.
De acordo com a equipe do Consultório de Rua, a maioria das pessoas atendidas é formada por homens entre 35 e 45 anos. Com o consentimento desses moradores, alguns deles usuários de drogas, os profissionais realizam a consulta. Muitas vezes, não são necessários procedimentos, há apenas uma conversa, com orientações.
Durante as abordagens são realizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, encaminhamento para especialistas, aferimento de pressão, entrega de preservativos e também são aplicados medicamentos. Os atendimentos ocorreram nas praças Getúlio Vargas, Siegfreud Heuser, e bairros Universitário, Arroio Grande, Bom Jesus, Senai, Santa Vitória e Residencial Viver Bem.














