Início Geral Continuidade da vacinação contra Influenza será definida

Continuidade da vacinação contra Influenza será definida

Embora na reta final, profissionais da saúde questionam baixa procura pela imunização

Luciana Mandler
[email protected]

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, ou ainda, H1N1, termina nesta sexta-feira, 9. Embora esteja na reta final, o que preocupa os profissionais da saúde é a baixa procura pela imunização. Em Santa Cruz do Sul, a população alvo estimada é de 56.350 pessoas. Até essa terça-feira, 6, 30.201 doses haviam sido aplicadas, o que representa 51,8% da meta de cobertura de 90%.

Nesta quarta-feira, 7, uma reunião entre representante da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e secretarias municipais, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) vai definir como será a continuidade da vacinação em todo Estado.

Até que a definição ocorra, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde é para que os municípios sigam imunizando os grupos prioritários. Entre eles estão: idosos, crianças até cinco anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, dentre outros. Em Santa Cruz, até que nova decisão seja tomada, o Município seguirá vacinando apenas os grupos prioritários.

Vale ressaltar ainda que não haverá remessas extras aos Estados, conforme o Ministério da Saúde. Assim, a sequência da vacinação para novos públicos elencados será feita com as doses remanescentes que não foram utilizadas pelos públicos-alvo.