A Assembleia definiu pela inclusão de dez projetos que contemplam os mais votados nas assembleias municipais e defendidas nas microrregionais realizadas anteriormente. Ficou definido que os cinco mais votados serão contemplados com valor igual de 20% dos R$ 2.902.629,78 que a região terá disponível. O encontro contou com a participação do coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, que repassou algumas diretrizes do processo. Ele destacou a grande participação dos delegados durante a assembleia. A partir de agora, a coordenação estadual terá dois dias para homologar a cédula de votação.
O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destaca que uma vez definidos os projetos e áreas, além do índice que cada projeto vai ter, agora é o momento da mobilização regional. “Cabe a cada município mobilizar o máximo de pessoas possível para que consigamos atingir um bom índice de votação”, aponta Petry. Ele destaca que a meta será novamente desempenhar um bom papel na Consulta Popular, a exemplo do ano passado, quando a região foi a segunda maior em votação em relação aos 28 Coredes do Estado.
Petry observa ainda a boa participação no debate dos projetos a serem incluídos. “O alinhamento das ideias nas assembleias microrregionais foi muito importante para que pudessem ser confirmados os projetos que realmente foram mais votados nas assembleias municipais”, citou.
Votar
Para votar, o cidadão deve estar dotado de título de eleitor e acessar o site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br) entre os dias 26, 27 e 28 de junho. A mobilização dentro dos municípios será importante, pois cada um precisa atingir um percentual mínimo a fim de que seja contemplado com recursos.
Projetos da cédula de votação da Consulta Popular
1. SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar;
2. SDECT – Apoio aos Arranjos Produtivos Locais;
3. SSP – Reaparelhamento dos órgãos de segurança;
4. SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural;
5. SEAPI – Manejo e Conservação do Solo;
6. SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS;
7. SES – Aquisição de veículos para a Saúde da Família;
8. SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico;
9. SEDUC – Implantação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem;
10. SEDACTEL – Regionalização do Turismo.















