Início Sem categoria Covid-19: nova etapa de vacinação inicia neste sábado em Santa Cruz

Covid-19: nova etapa de vacinação inicia neste sábado em Santa Cruz

Poderão procurar pelo imunizante pessoas com 45 anos ou mais, com comorbidades

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Agência Brasil/Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde, por determinação do Ministério da Saúde, irá armazenar 243.400 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram nesta semana, para aplicação da segunda dose. No entanto, a vacinação contra a Covid-19 seguirá normal em Santa Cruz do Sul neste sábado, 8, com as doses já recebidas, dando início à imunização em um novo público.

O público-alvo deste sábado são pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, independentemente da condição pré-existente; pessoas com síndrome de down, maiores de 18 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 40 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades); trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai) e pessoas com comorbidades de 45 anos ou mais.

A dose da vacina estará disponível nas seguintes Estratégias de Saúde da Família (ESF): Arroio Grande, Bom Jesus, Cohab, Cristal Harmonia, Dr. Pedro Eggler, Esmeralda, Faxinal, Linha Santa Cruz, Margarida, Rio Pardinho, Cemai e Posto Central, no horário das 8h às 11h30.

VACINAÇÃO DE ROTINA E GRIPE

A população também pode estar solicitando, hoje, nestes postos de saúde, a vacinação de rotina e contra a gripe. Contra o vírus da gripe podem se vacinadas crianças acima dos seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas, e trabalhadores da saúde.