Início Sem categoria Crianças também participam de concursos na Christkindfest

Crianças também participam de concursos na Christkindfest

Alyne Motta – [email protected]

Este ano, a organização da Christkindfest criou várias formas de integrar a comunidade santa-cruzense às festividades do Natal. Uma das formas foram os mais variados concursos culturais, destinados a escolas, artesãos e comerciantes. Porém, os pequenos não ficam de fora.
Estudantes da educação infantil e anos iniciais de todas as redes de ensino podem participar dos concursos Desenho de Natal e Cartas ao Papai Noel, divididos nas categorias desenhos e histórias, cujo objetivo é incentivar a produção literária e também artística dos alunos.
Com o tema “Carta ao Papai Noel”, os estudantes podem elaborar seus textos, a próprio punho ou digitados, sendo que serão selecionadas as melhores redações de estudantes dos segundos e terceiros anos, além de histórias escritas por alunos dos quartos e quintos anos.
Já os desenhos terão como tema “Um Natal Encantado”, no qual serão selecionados os melhores confeccionados por crianças da educação infantil e também os de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Vale ressaltar que ambos os trabalhos (redações e desenhos) devem ser inéditos.
As melhores histórias recebem como prêmio mochila, kit material escolar e brinquedo para o 1º lugar e uma mochila e um kit de material escolar para o 2º lugar, ambos para 2º e 3º ano. Já o 4º e 5º ano têm como prêmio uma mochila, kit material escolar e jogo da vida para 1º lugar e uma mochila e material escolar para o 2º lugar.
Os melhores desenhos da educação infantil recebem como premiação lancheira, kit pintura e fábrica de massinhas gigantes para 1º lugar e lancheira com kit de pintura para o 2º lugar. O 1º ano tem como prêmio lancheira, kit pintura e jogo cara a cara para o 1º lugar e lancheira com kit pintura para o 2º lugar.
Os trabalhos podem ser entregues até o dia 9 de dezembro, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. No verso deverá constar o nome da escola, nome do aluno, telefone e professor. A seleção será feita por uma comissão julgadora formada por profissionais das respectivas áreas.
Cada escola participante pode enviar até 10 histórias e 10 desenhos. Os trabalhos inscritos ficam à disposição do Departamento Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Prefeitura de Santa Cruz do Sul e comissão da Christkindfest.
A premiação acontece no dia 23 de dezembro, às 19h30, na Praça Getúlio Vargas. A divulgação dos premiados acontece até o dia 20 de dezembro. Informações e regulamento completo podem ser obtidos através do site da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul: www.cdlsantacruzdosul.com.br.

Divulgação

Concurso incentiva a produção literária e artística dos alunos


Pela Christkindfest
Hoje, 6 de dezembro, às 20h, a Casa de Artes Regina Simonis (Marechal Floriano, 651), abre suas portas para o Natal.com Arte, com exposição de ambientes natalinos nas culturas alemã, árabe, italiana, afro-brasileira e portuguesa. A visitação pode ser feita até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira é das 10h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 10h às 14h.
Na quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h30, o Museu do Colégio Mauá (Marechal Floriano, 274) promove a apresentação do Coral da Associação de Pais e Mestres (APM) do educandário, em comemoração ao período que antecede o Natal. Sob a regência da professora Miriam Matheus, o Coral é formado por pais de alunos, entoará canções natalinas e populares.