Início Geral CVV: atenção no momento da escuta pode salvar vidas, sim!

CVV: atenção no momento da escuta pode salvar vidas, sim!

Luciana Mandler
[email protected]

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma ONG que nessa sexta-feira, 3 de setembro, celebrou 16 anos desde que foi fundada em Santa Cruz do Sul. Com o intuito de prestar apoio emocional, o CVV, através de seus voluntários, dedica seu tempo de forma integral para escutar a quem está no telefone. E para a porta-voz da instituição em Santa Cruz, Naira Lisane Zanette, esta atenção na “escuta” é que faz toda a diferença. “A pessoa, além de ser ‘escutada’, sabendo que é um contato sigiloso e sem julgamento, sente-se acolhida”, reflete.

No mês em que ocorre a campanha Setembro Amarelo, alusiva à prevenção ao suicídio, falar sobre o importante trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida é necessário. O trabalho de escuta realizado pelos voluntários da instituição faz a diferença na vida de muitas pessoas que não estão passando por um bom momento, e que muitas vezes pensam em tirar a própria vida.

É o que confirma Naira. “Muitas vezes se percebe, sim. Por isso que é tão importante darmos atenção, escutar com paciência, carinho e procurar estar ao lado de quem está em situação difícil, mesmo que seja a distância”, avalia.

No mês da campanha Setembro Amarelo, Naira deixa sua mensagem: “Por mais difícil que seja a situação, tente procurar ajuda. Se a pessoa não se sentir confortável em buscar auxílio com amigos ou familiares, procure pelo CVV, sempre estaremos disponíveis em ajuda através de nossa escuta e nosso apoio emocional. A vida é nosso maior patrimônio, vamos cuidar de nós e também de quem está próximo”.

Naira reforça que o atendimento é durante os 365 dias do ano. Ou seja, o CVV atua 24 horas, através do telefone 188 e por meio de chat ou e-mail no site: http://www.cvv.org.br. Em nível nacional, o CVV tem aproximadamente quatro mil voluntários e na mantenedora em Santa Cruz do Sul são 16 pessoas que dispõem horas do seu dia para ouvir aqueles que mais precisam.

Por mês, em Santa Cruz do Sul, o CVV recebe em torno de 150 ligações. O número é baixo devido ao número menor de voluntários, explica Naira. Em nível de País, são 11 mil ligações diárias, recebidas nos mais de 120 postos espalhados pelo Brasil.

Poder auxiliar tantas pessoas de alguma forma é gratificante segundo Naira. “CVV há 52 preceitos, e um deles é ‘se em toda nossa jornada conseguirmos salvar uma vida, o trabalho já terá valido a pena’. Então quantas mais vidas pudermos auxiliar mais incentivo temos em continuar nesta jornada, prevenindo suicídio e valorizando a vida”, finaliza.