Início Saúde CVV mantém atendimento pelo número 188 durante a pandemia

CVV mantém atendimento pelo número 188 durante a pandemia

O serviço de escuta e apoio emocional do Centro de Valorização da Vida (CVV) segue em funcionamento normal em todo o país. O serviço de ligações gratuitas para o número 188 conta também com o atendimento em Santa Cruz do Sul, localizado junto ao Corpo de Bombeiros. Nesta mantenedora os voluntários realizam o plantão presencial ou a partir de casa, no sistema home office.
A porta-voz do CVV em Santa Cruz, Naira Lisane Zanette, explica que neste momento em que as pessoas estão mais sensíveis com o avanço da pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o atendimento pelo número 188 é essencial. “Neste tempo que todos estamos recolhidos, em meio a solidão e até mesmo o medo, é muito importante manter o atendimento”, destaca.
O serviço que é grátis funciona 24 horas. Quando alguém liga para o número 188, a ligação cai em uma central localizada em São Paulo. Dali é direcionada para alguma das mais de 120 mantenedoras do Brasil, primeiro telefone logado e livre, fará o atendimento. Em Santa Cruz do Sul, que funciona em uma sala cedida pelo Corpo de Bombeiros, no Centro, integra este serviço que é executado por voluntários treinados para o atendimento. “As ligações são anônimas, a pessoa não precisa se identificar, assim como os dados da conversa são sigilosos. É um acolhimento, uma palavra de solidariedade que nestas horas é tão necessária”, reforça Naira.

Inscrições para voluntários seguem abertas
O treinamento de novos voluntários do CVV, marcado para o último sábado, 28, foi adiado por conta das determinações do Ministério da Saúde e do Decreto Municipal 10.565, que proíbem a realização de eventos com aglomeração de pessoas durante a pandemia da Covid-19.
No entanto, as inscrições para a seleção de voluntários continuam abertas. Elas podem ser feitas pela página do CVV no Facebook – facebook.com/cvvsantacruzdosul – ou por e-mail para [email protected]. Na inscrição eletrônica é preciso informar o nome completo e o número de telefone para contato. Além do e-mail e Facebook, os interessados podem deixar o nome na lista de inscritos na recepção do Corpo de Bombeiros.