Início Geral Da pista de street para o mundo

Da pista de street para o mundo

Sara Rohde
[email protected] 

Os skatistas de Santa Cruz terão daqui a duas semanas, novamente a pista de street para poder andar de skate. A pista é essencial para quem quer aprender a andar e claro, para quem já anda, pois ali, atrás do Corpo de Bombeiros, dentro do Parque da Oktoberfest, é o antigo local que a galera costumava praticar o esporte antes de construírem a pista tradicional localizada na Praça Siegfried Heuser. E o mais bonito de se ver é que quem está empenhado reconstruindo a pista de street é o Campeão Mundial de Skate, o santa-cruzense Gabriel Junior. 
A humildade do campeão, que atualmente mora nos EUA e passa as férias  no município, serve de exemplo para todas as crianças, jovens e adultos. “Não tem preço fazer isso aqui”, comenta o skatista que está envolvido com o projeto o dia todo. São 7 horas da manhã, e lá está o Gabriel, com a mão na obra. Faz a massa de cimento, carrega tijolo, constrói os obstáculos, passa das 17 horas e ele ainda respira o desejo de ver a pista de street pronta. Gabriel começou a andar de skate no local o que ainda lhe dá mais motivo para que fique pronto logo. “Isso aqui é meu sonho. Aprendi a andar de skate aqui, a galera se reunia todo o dia para andar. Daí ficou abandonado, o que me entristecia. Duas vezes já tentamos reconstruir, mas nunca tivemos sucesso, depois com a outra pista esse local ficou esquecido. Então pensei, vamos reerguer e fazer funcionar”. O Gabriel foi atrás da Prefeitura para ver se conseguia alguma verba, foi então que o Secretário da Segurança, Defesa Civil e Esporte Henrique Hermany, disse para tocar ficha que ele se comprometia em ajudar.
A Prefeitura Municipal arcou com uma verba de R$ 5.000 para a reconstrução do street. Só que devido a demanda e editais o começo da obra poderia demorar para acontecer. Então, o skatista de 28 anos, que já conquistou vários títulos nacionais, colocou a mão e começou a reforma, o que é o sonho dele e de muitos skatistas de Santa Cruz do Sul. 
Gabriel ainda frisa que se a galera estiver unida as coisas funcionam. “Não podemos esperar pelos outros, devemos fazer pela gente e quando nos unimos tudo fica mais fácil”. O skatista reforça que a reconstrução do street é para todos que andam de skate. “Aos poucos eu vejo a galera chegando e dando uma força e de alguma forma isso serve de exemplo e inspiração”. Gabriel conta que o que ele mais quer ver é a união, pois foi ali que ele teve suas histórias com os amigos. “Tenho muito amor por esse local”, explica. “Que a galera chegue cada vez mais, pois a parada é para nós. Quando a gente sonha e corre atrás, se dedica, com fé em Deus, as coisas acontecem. É isso que está acontecendo”, ressalta.

O skatista Gabriel Junior está empenhado na reconstrução do street que deve ficar pronto daqui a duas semanas

Gabriel Junior ganhou no final de 2016 a melhor manobra no mundial de skate na Flórida na cidade de Tampa. O skatista comenta que mês que vem tem mais um campeonato nos EUA “eu quero ir pro campeonato sabendo que a pista está pronta, será um orgulho. E quando eu voltar, volto sabendo que terei novamente onde andar e treinar as manobras”, completa. 
Olho: “Quando a gente sonha e corre atrás, se dedica, com fé em Deus, as coisas acontecem. É isso que está acontecendo”.

Gabriel ganhou no final de 2016 a melhor manobra no mundial de skate na Flórida, cidade de Tampa