Início Política Daiton Mergen requer convênio entre Município e aplicativo Waze

Daiton Mergen requer convênio entre Município e aplicativo Waze

Foto: Jacson Miguel Stülp

O vereador Daiton Mergen (MDB) usou a tribuna para falar de sua indicação para que o Município faça um convênio com o aplicativo Waze. Segundo ele, trata-se de uma contribuição do seu amigo e ex-vereador Alex Knak, ex-secretário municipal de trânsito.

Mergen destaca que o convênio semelhante foi celebrado recentemente no município de Lajeado. O programa “Waze for Cities” utiliza o aplicativo de trânsito e navegação com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a prestação dos serviços públicos por meio da troca de informações entre Prefeitura e usuários do aplicativo Waze, concretizando mais um passo para que Santa Cruz se torne uma cidade mais inteligente.

“Por meio do aplicativo, os usuários podem informar anomalias no trânsito, como por exemplo, buracos na via, semáforos estragados, acidentes, engarrafamentos ou obstruções de passagem, para que a Prefeitura possa então providenciar os reparos necessários para normalizar o trânsito”, cita Daiton.

Segundo o vereador, o mapa do aplicativo poderá ser acompanhado por agentes de trânsito do Município, capacitados para operar a plataforma, interagir e acionar as secretarias responsáveis para a solução dos problemas informados pelos usuários, melhorando a mobilidade urbana.

Educação

Daiton ainda falou da sua visita ao secretário de Educação, João Miguel Wenzel onde tratou de dois assuntos muito importantes. “Nos últimos dias algumas pessoas nos cobraram sobre o sistema de atendimento das EMEIs e EMEFs, nas quais, em razão da pandemia, há alternância de comparecimento das crianças e adolescentes em algumas creches e escolas”.

O secretário nos esclareceu, segundo Daiton, que o que determina a ocupação é o Decreto Estadual, que estabelece distanciamento de 1,5 metros entre as classes. “Como aumentar o espaço das salas não é possível, apenas com a diminuição dessa distância é que poderá ocorrer maior ocupação. Houve esse esclarecimento de que essa não é uma decisão da Prefeitura e, sim do Governo do Estado”.

Daiton ainda tratou da indicação do projeto de música nas escolas. “Algo que defendi em campanha e que é tão importante para a educação infantil e para o ensino fundamental. O secretário se mostrou bastante simpático à ideia e tenho certeza que iremos prosperar para a concretização desse projeto num futuro não muito distante”.

O vereador defende que a música é um instrumento poderoso e eficiente para a educação das crianças e jovens, para valorizar a cultura, a concentração, o respeito, as diferenças e que, ao mesmo tempo, afasta os jovens de atividades pouco produtivas, pois ao estarem na escola no turno inverso, envolvidos com a música (e outras atividades), estarão num ambiente saudável.