Início Sem categoria Definida a utilização das vacinas contra a Covid-19 que chegaram nos últimos...

Definida a utilização das vacinas contra a Covid-19 que chegaram nos últimos dias

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite teve representação do Estado e dos municípios – Foto: Divulgação SES

A aplicação das vacinas que chegaram ao Rio Grande do Sul nos últimos dias foi definida em reunião realizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na manhã desta segunda-feira, 3, com representação do Estado e dos municípios, por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

As doses de Astrazeneca serão usadas para ampliar a imunização de pessoas com comorbidades. As de Coronavac, utilizadas na totalidade para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Elas serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e a municípios próximos da capital durante a terça-feira, 4. As doses do laboratório Pfizer, previstas para chegar ao Estado nesta segunda-feira, à noite, serão destinadas a Porto Alegre.

O Estado já recebeu doses suficientes para vacinar com a primeira aplicação (D1) 661.659 pessoas com comorbidades.

Coronavac

Com essa remessa, haverá distribuição de 31.780 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Essa quantidade é suficiente para cobrir 97% do público que se vacinou com as doses recebidas em 20 de março.

Astrazeneca

As 458.614 doses da Astrazeneca/Fiocruz serão aplicadas na primeira dose do grupo das comorbidades, iniciando-se a fase 2: gestantes e puérperas maiores de 18 anos, independentemente de condições pré-existentes; pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desse total, 413.750 doses chegaram na manhã desta segunda-feira e o restante são remanescentes da carga recebida na última semana. Para a continuação da vacinação de militares que integrarão a Operação Acolhida, foram destinadas 318 doses.

Pfizer

As 32.760 doses da Pfizer/Biontech chegarão em Porto Alegre em voo com aterrissagem prevista para as 19h45 de segunda. Elas serão entregues para postos de saúde da capital e também serão utilizadas para avançar a imunização do grupo das comorbidades.