Início Saúde Desconfortos das varizes piora no verão

Desconfortos das varizes piora no verão

Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Divulgação

As varizes de membros inferiores são veias permanentemente dilatadas e por isso apresentam mal funcionamento. Entre os fatores que fazem as varizes surgirem estão: tendência genética familiar, longos período em pé, envelhecimento, fatores hormonais, obesidade, entre outros.

Existem varizes de diferentes tamanhos, cores e profundidades na pele, podendo ser desde 0,7 milímetros até 5 milímetros ou até maiores, aponta o médico cirurgião vascular Gustavo Goettert. “Variando também de tons avermelhados, azuis e esverdeados”, acrescenta. O especialista explica que o termo popular ‘microvarizes’, geralmente se refere às mais superficiais tão finas como fios de cabelos e ‘varizes’, aquelas mais salientes dolorosas.

Além das dores nas pernas, as varizes trazem outros desconfortos, como a sensação de peso no final do dia, inchaço no final do dia, cansaço e lesão nas pernas, formigamento e queimação na panturrilha. Segundo o doutor Gustavo, não há um sintoma específico.

No verão, os sintomas das varizes tendem a piorar devido ao calor que leva a uma maior dilatação e inflamação destas veias. Para aliviar as dores, o cirurgião vascular orienta elevar as pernas sempre que possível, fazer atividade física regularmente e evitar excesso de peso.

Sobre a exposição solar no verão, o especialista diz que não é preciso evitar. “O sol não faz surgir e nem piora varizes já existentes. Qualquer tratamento para varizes, inclusive a cirurgia, pode ser feito no verão”, esclarece. “A exposição ao sol deve ser evitada por um tempo após, principalmente a Escleroterapia (Secagem)”, completa.

TRATAMENTO

O tratamento exclusivamente dos sintomas envolve: mudanças no estilo de vida (exercícios regulares, combate à obesidade, etc), uso de medições e a terapia de compressão elástica. Já para eliminação, o doutor Gustavo Goettert destaca como opção: a cirurgia convencional, a terapia de ablação a laser/radiofrequência (um tipo de cateterismo) e a Escleroterapia (conhecida popularmente como Secagem).

O doutor Gustavo salienta que o tratamento de varizes é sempre individualizado. “Alguns casos é melhor uma microcirurgia, já em outros a Escleroterapia ou a Ablação por cateter”, sublinha. “A escolha depende da distribuição e dos tipos de varizes que a pessoa apresenta. Somente eliminar as varizes não adianta, pois com o tempo outras veias normais podem dilatar e a doença voltar a se manifestar tanto esteticamente como com sintomas”, complementa. “Por isso é fundamental fazer a prevenção, que envolve medidas mecânicas como atividade física regular, manutenção do peso ideal, elevar sempre que possível os membros inferiores e utilizar sempre que possível meias elásticas graduadas quando for ficar longos períodos em pé”, finaliza.