Início Saúde Desidratação no verão: saiba como prevenir

Desidratação no verão: saiba como prevenir

Durante o verão, o recomendado é consumir dois litros de água por dia

Ricardo Gais
[email protected] 

Na estação mais quente do ano, nosso corpo merece um cuidado a mais, por estarmos sujeitos a maiores perdas de líquido do nosso organismo e sais minerais essenciais para evitar uma desidratação. Não consumir a quantia ideal de água e eletrólitos que são sódio, potássio e magnésio, pode vir a ocasionar problemas no organismo.
Segundo a nutricionista Camila Mai (CRN2 9868), o sintoma mais comum para identificar uma desidratação é pela urina, que ao apresentar uma coloração mais escura, significa que seu corpo está precisando de alguns cuidados. Existem outros sintomas como enjoo, náusea, cansaço, fadiga e dores de cabeça, que muitas vezes as pessoas não associam a uma desidratação do organismo, correndo o risco do cidadão parar no hospital, com tonturas. 
No verão, o risco para uma desidratação é maior pelo fato das pessoas praticarem mais atividades físicas e, ou, transpirarem mais por causa do calor, assim, algumas pessoas se esquecem de repor o líquido perdido. Mas, ao beber água para repor no organismo, o recomendado é que se continue a beber durante o resto do dia, para ingerir a quantidade de água ideal que o corpo necessita. “O ideal é que a gente tome 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo: uma pessoa de 70 quilos deve tomar 2 litros e 100 ml por dia”, salienta Camila. Para não ficar apenas bebendo água mineral, os dois litros de água podem ser intercalados com frutas, chá e o chimarrão, bebida consumida diariamente pelos cidadãos.
O chimarrão não é considerado uma “água limpa”, por ser semelhante a um chá. Quando ingerido, o organismo terá mais trabalho para separar a água limpa do chá, sendo alguns muito diuréticos, como o próprio chimarrão e o chá verde. Recomenda-se que ao realizar o consumo do chimarrão, posteriormente deve-se ingerir água pura, para que nosso organismo realize a limpeza do corpo e mantenha em ótima forma nossas funções vitais.
Os eletrólitos que são o sódio, potássio e magnésio, são os responsáveis que permitem a entrada de água para dentro das células e ao perdemos estes sais minerais junto com a eliminação da água do nosso corpo no dia a dia, podem ser repostos com o consumo de frutas suculentas como melão, melancia, pêssego, kiwi, abacaxi, entre outras frutas, e a pitaia que é rica em eletrólitos, além de bebidas isotônicas e água de coco. “O que muitas vezes acontece é que as pessoas bebem a água de forma correta, mas não comem essas frutas, então, fica faltando estes sais minerais tão essenciais para o nosso organismo”, disse Camila.

Os eletrólitos podem ser repostos com o consumo de frutas suculentas como melão, melancia, pêssego, abacaxi, kiwi e pitaia

A pessoa que está desidratada perde rendimento no dia a dia, na atividade física e principalmente na atividade mental, pois o cérebro é composto de água, o que gera muitas vezes falta de concentração no trabalho e atrapalha o funcionamento intestinal, ocasionando uma constipação por falta de água e muitas vezes causando inúmeras doenças. O organismo como um todo é dependente de água e a falta dela irá afetar todas as funções vitais. A desidratação pode ocorrer desde em crianças até idosos.
“Um dado muito relevante é que o filtro de barro, do Brasil, é considerado um dos melhores purificadores de água, porque o filtro de barro realmente consegue diminuir muito as impurezas existentes na água e inclusive consegue diminuir alguns agrotóxicos” comenta Camila. A nutricionista ainda salienta que muitas vezes, algumas pessoas não sabem que água tomar e às vezes acabam se intoxicando com metais pesados e outras toxinas que podem estar presentes na água oriunda de locais sem procedentes ou até mesmo, do próprio encanamento de casa.
“Uma pessoa que consome muito sal, almoça ou janta em restaurante, tem uma alimentação mais pesada, essa pessoa precisa beber mais água do que o recomendado, porque ela está consumindo mais sódio e precisa equilibrar com o organismo. Porém, se a pessoa consome frutas e legumes, ela fica dentro da dose recomendada de 2 litros de água por dia.”
Ao ingerir uma grande quantidade de álcool, é importante fazer o consumo de água, pelo fato de ocorrer a diurese que é o aumento da frequência de urinar, perdendo dessa forma muito líquido e eletrólitos, o que causa ressaca no dia seguinte, que pode ser curada bebendo bastante água.  
Camila ainda cita algumas dicas de como manter seu corpo hidratado e evitar problemas: ter a própria garrafinha de vidro, para não reutilizar as de plásticos, pois se exposto ao sol, libera o BPA que é usado para a produção de plásticos, considerado um disruptor endócrino e pode causar várias doenças, por isso, a recomendação é ter uma garrafa de vidro. Água saborizada com gengibre e hortelã são um atrativo para se ter vontade de consumir mais água, aplicativos educacionais de celular também podem ajudar e a cada refeição, beber dois copos de água.