
Neste sábado, 6 de maio, acontece o dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe. Em Santa Cruz do Sul, todas as unidades e postos de saúde atenderão das 8 às 12horas. O objetivo é estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença. Desde o começo da campanha, em 10 de abril, somente 35% do público-alvo tomou a dose da vacina. A meta é repetir o êxito do ano passado e imunizar 90% da população, que corresponde a 47.369 santa-cruzenses.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Lizete Plotzki, entre os grupos prioritários que apresentaram maior adesão estão o dos idosos com 57% na sequência das puérperas 55,5%, seguido por, gestantes 40,8%, crianças 37,8% e trabalhadores da saúde 25,15%. “Tivemos uma boa procura durante as duas primeiras semanas da campanha, as quais eram destinadas às crianças e gestantes. Foi como imaginávamos. No entanto, fizemos um apelo para que os pais procurem o quanto antes as unidades de saúde e façam a vacina, até mesmo em função do tempo que se leva para alcançar a imunidade, em torno de 10 a 15 dias”. A responsável lembra ainda, que as crianças imunizadas pela primeira vez deverão tomar duas doses da vacina para que a proteção seja eficaz. “Uma dose apenas não protege a criança de contrair o vírus. O retorno deve ser feito em 30 dias para completar o esquema vacinal”, concluiu a coordenadora. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2; e Influenza B.
Locais de vacinação
No sábado, dia 6 de maio, quando será realizado o Dia D todos os postos e unidades de saúde estarão abertos das 8 às 12horas. No mesmo horário, também acontece o atendimento no ponto de vacinação da Casa da CDL, localizada na Praça Getúlio Vargas no centro. Em dias úteis, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, em todas as unidades de saúde. No Centro Materno Infantil (Cemai) a aplicação acontece das 7h30 às 18h30. No Serviço Integrado de Saúde (Sis) da Universidade de Santa Cruz do Sul o ambulatório funciona até as 22horas.
Bebê é a primeira vítima de Gripe A em Santa Cruz
O primeiro caso de gripe A confirmado no município é de um menino de um ano e sete meses. A criança que chegou a ser internada no Hospital Santa Cruz (HSC), já foi liberada. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela enfermeira da vigilância epidemiológica da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Bealir Lara. Segundo ela, a criança que é asmática apresentava sintomas da gripe e ainda não teria recebido a dose da vacina este ano. Todas as pessoas que procuram a rede de saúde com sintomas gripais estão sendo monitoradas. No entanto, a enfermeira afirma a importância de se imunizar. “No ano passado, tivemos apenas dois casos de óbitos decorrentes da influenza B, um registrado em Venâncio Aires e outro em Vera Cruz. Esperamos reduzir cada vez mais este número,” declarou Beanir Lara.














