Início Geral Dia da Contabilidade: Sincotec-Varp parabeniza profissionais

Dia da Contabilidade: Sincotec-Varp parabeniza profissionais

O Sindicato atende Santa Cruz e outros 20 municípios do Vale do Rio Pardo

Ricardo Gais
[email protected]

O presidente Rugard Henri Kanitz, vê a data como forma de valorização dos profissionais que atuam na área de contábeis – Rolf Steinhaus

Comemorado anualmente em 25 de abril, o Dia da Contabilidade é uma homenagem para todos os profissionais de contabilidade, que são responsáveis pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro da empresa.

É uma das mais antigas e respeitadas profissões regulamentadas no país, reunindo hoje cerca de 515 mil profissionais. Verifica-se um notável crescimento e fortalecimento do trabalho e conquistas alcançadas na luta da profissão contábil pelo merecido reconhecimento e valorização. O termo contabilista é usando para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.

“O fato de escolherem um dia para homenagear o Contabilista mostra a importância desse profissional. A profissão contábil, a cada dia que passa, torna-se cada vez mais importante e mais valorizada tanto para a sociedade quanto para as empresas, pois hoje a contabilidade influência de forma significante nas tomadas de decisões em uma empresa”, comenta Rugard Henri Kanitz, atual presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp).

O Sincotec-Varp foi fundado em 13 de maio de 1948 por um grupo de profissionais da Contabilidade que vislumbrou a necessidade da criação uma associação que representasse os interesses da classe em Santa Cruz e região. Além disso, o Sindicato tem participado ativamente de ações que beneficiam as comunidades onde atua e participa de conselhos em Santa Cruz como o Comitê Tributário Permanente e o Conselho Comunitário da Apesc. A entidade ainda faz parte da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e possui um cargo na diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon-RS).

Para o contador, Rugard Henri Kanitz, com 47 anos de experiência na profissão, com mandato para o triênio 2019/2021, o Sindicato tem o papel de representar e defender os interesses gerais da categoria profissional e os interesses individuais dos associados. “Parabéns a todos os profissionais da Contabilidade. Uma das profissões mais importantes e que mais cresce no país”, disse Kanitz.

A sede do Sincotec-Varp está localizada na Avenida do Imigrante, 496 – Rolf Steinhaus

O Sindicato preocupado como cenário atual do avanço do coronavirus no Brasil, está adequando-se as atividades para este ano. O principal objetivo é resguardar a saúde do ativo mais importante que são as pessoas. Como a tecnologia permite participar de qualquer atividade a distância os colaboradores estão trabalhando em casa. Somente há uma colaboradora trabalhando de plantão para a Certificação Digital. Rugard espera que nos próximos dias as atividades voltem ao normal, na sede da empresa.

As metas do Sindicato para este ano são: representar e intermediar as relações dos profissionais da contabilidade junto aos órgãos públicos. Incentivo à Educação Continuada – oferecendo aos associados e profissionais da região os melhores instrutores e palestrantes que ministram cursos e palestras sobre os temas mais palpitantes. Buscar sempre mais benefícios e conseguir com isso conquistar novos associados. Manter o incentivo aos esportes dentro das nossas condições e a reinauguração da sala de recepção, sala de reuniões e do auditório com elevador para atender melhor os associados, previsto para setembro.

“Para o ano de 2021 estamos querendo investir bastante no nosso associado com cursos e palestras”, comenta Rugard. Ele salienta, “o maior desafio para o Sincotec-Varp é atrair novos associados e principalmente associados estudantes”.

Em época de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o Sincotec-Varp novamente está engajado no Projeto Destinar, o qual incentiva a população a destinar até 3% do seu imposto de renda para a Fundo da Criança e Adolescente e ou Fundo do Idoso. “É uma ação simples, sem burocracia e que não oferece riscos de fazer o contribuinte cair na malha fina”, disse Rugard.

Até 30 de junho é possível realizar a destinação na própria declaração de ajuste. Basta o contribuinte procurar o campo de Resumo da Declaração, clicar em Doação Diretamente na Declaração-ECA e direcionar sua doação para nacional, estadual ou municipal.

A Fundação Sincotec-Varp, no dia 13 de maio, irá comemorar 72 anos de sucesso da instituição. Possui cerca de 400 associados e sua base territorial é composta de 21 municípios do Vale do Rio Pardo. “Vamos chegar a estes 72 anos como uma classe unida, forte e sempre pronta a trabalhar para uma sociedade mais justa, ética e transparente”, finaliza Rugard Henri Kanitz.