Início Educação Dia do Estudante: “Foque no que importa, para assim ajudar a sociedade”

Dia do Estudante: “Foque no que importa, para assim ajudar a sociedade”

Eduardo Castoldi: “Dou parabéns àqueles
estudantes que sempre buscam mais”

Ser estudante é ser protagonista e construtor do futuro da sociedade. Dia 11 de agosto comemora-se a data alusiva a eles. “A maioria dos alunos da escola não são estudantes. Na minha opinião, estudante é a pessoa que estuda um assunto que, se botado em prática, tem o potencial de melhorar a sua vida ou a sociedade”, essas são as palavras do nosso entrevistado, o estudante Eduardo Sartori Castoldi, 15 anos, aluno do Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul.


Durante a conversa com o Riovale Jornal, Eduardo falou o que representa para ele ser estudante. “Penso que esse é justamente o papel principal: gerar valor. Não gosto da ideia de decorar um conteúdo aleatório só para fazer uma prova, passar e depois esquecer. ‘Mas você não aprende só para a prova, aprende para a vida’, diz a maioria das pessoas. Hipocrisia. Você já utilizou o conhecimento sobre a Guerra dos Canudos que aprendeu em história? Talvez uma em mil pessoas tenha realmente usado. E isso acontece com muitos conteúdos, em diversas matérias. Então, pense fora da caixa. Foque no que importa, para assim ajudar a sociedade”.


Conforme ele, há pouco tempo começou a ser estudante. “Antes disso, era somente aluno. Comecei minha trajetória de aluno há uma década, quando entrei no Colégio Mauá. Contudo, minha caminhada de estudante começou no oitavo ano. Desde lá, estudo fora da escola com gosto e dedicação, o que acredito ser importante para mim”, frisou.
Aluno do 1º Ano do Ensino Médio, Eduardo pensa em seguir alguma profissão relacionada ao mercado financeiro. “Tenho certa habilidade, gosto e dá dinheiro. E para atingir meus objetivos, esses três pontos são os principais. Contudo, tenho ciência que ainda posso mudar de opinião ao longo dos anos”.


O estudante destaca que gosta do aprendizado obtido no Mauá. “Gosto do Mauá pela oportunidade que eles dão nos esportes e nos estudos acadêmicos. É um educandário que prepara os alunos muito bem para o vestibular. Também é um ótimo ambiente para conhecer e fazer amigos”.


Questionado sobre os estudos que tiveram várias mudanças com a vinda da pandemia de Covid-19, ele frisa que, particularmente, aprende e se socializa da mesma maneira antes e durante a pandemia. “Contudo, ressalto um ponto: no EAD há uma impossibilidade de cobrança dos professores sobre os alunos. Para quem não tem rotina é um problema. Para quem é disciplinado, não faz diferença. Portanto, acredito que importa mais a mentalidade do aluno do que o ambiente em que estuda”.


Para finalizar nossa entrevista, Eduardo deixou um recadinho para o Dia dos Estudantes. “Por fim, dou parabéns àqueles estudantes que sempre buscam mais. Que questionam e sabem pensar, ao invés de somente copiar e decorar o que é ensinado”.

Ana Souza
[email protected]