
O Dia dos Pais no Brasil geralmente é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. É o momento de estar perto de quem se ama, quem dedica sua vida para cuidar dos filhos, de quem educa, ensina e quem sustenta uma família não só financeiramente, mas com muito amor. É mais que uma simples data, representa o laço afetivo de quem realmente se preocupa com o bem maior.
A origem da data se deu em 1909, quando a jovem americana chamada Sonora Louise Smart, escutando um discurso no Dia das Mães, resolveu criar uma data para homenagear seu pai, o ex-combatente da guerra civil William Jackson Smart.
A história diz que William perdeu sua esposa em 1898, durante o nascimento de seu sexto filho. A fatalidade fez com que o pai criasse todos os seus filhos sozinho, desempenhando o papel de pai e mãe, dedicado, amoroso e responsável. Em 19 de julho, de 1910, foi comemorado pela primeira vez o Dia dos Pais, data de aniversário de William, uma homenagem a ele.
No Brasil, a primeira comemoração do Dia dos Pais aconteceu em 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, conhecido como patriarca da família. A celebração em nosso país surgiu da ideia do publicitário Sylvio Bhering, sendo posteriormente aletrada para o segundo domingo de agosto.














