Início Religião Dia Mundial de Oração 2013

Dia Mundial de Oração 2013

P. Marcos Rogério Radecke

Nesta sexta-feira foi celebrado o Dia Mundial de Oração – DMO. Esta atividade foi iniciada por mulheres no ano de 1887 e atualmente é realizado anualmente em mais de 170 países e regiões, sempre na primeira sexta-feira do mês de março. O caderno de celebração do DMO define esta data como ‘um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. (…) É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho. Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, mulheres de todo o mundo: afirmam sua fé em Jesus Cristo; compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades. (…) Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, as mulheres reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas tem incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação. ’
O tema deste ano retrata a realidade da França. As mulheres francesas, impulsionadas pela lema “Oração com Informação e Ação com Oração”, elaboraram os estudos e a celebração baseadas no tema “era forasteiro, e me hospedastes”. Em sua oração, elas lembram o sofrimento dos imigrantes que o país recebe da Ucrânia, Brasil, Ruanda entre outros. A celebração traz três textos bíblicos para fundamentar biblicamente o tema: Levíticos 19; Apocalipse 21 e Mateus 25.31-40. O texto de Levíticos nos aconselha à solidariedade com os forasteiros, pois nos diz no versículo 33 ‘não maltratem os estrangeiros que vivem na terra de vocês.’ O texto de Apocalipse nos traz a promessa do ‘novo céu e da nova terra’, na qual ‘a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão o seu povo.’ (Ap 21.3) No texto de Mateus, Jesus nos revela as obras da misericórdia. Ele nos diz ‘pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.” (Mt 25.35 e 36)
Em Santa Cruz do Sul, os grupos de OASE realizam quatro celebrações:
1) A Paróquia Santa Cruz celebrou nesta sexta-feira, às 15h na Comunidade Martin Luther;
2) a Comunidade Centro celebrou também nesta sexta-feira às 19h;
3) a Comunidade Bom Pastor hoje, sábado, às 18h30 e
4) a Comunidade Gustavo Adolfo na quinta-feira, dia 07, às 14h30.
Convidamos a todos a participarem desta atividade de Oração com Ação.

Avisos:
Sexta-feira, 01/03 – Lelut na Comunidade Martin Luther 19h30;
Sábado, 02/03 – Cultos: Bom Pastor 18h30 DMO; Rincão Del Rey 19h com assembleia;
Domingo, 03/03 – Cultos: Linha Sete de Setembro 9h; Rio Pardo 9h com assembleia e almoço; Gustavo Adolfo 9h15 com S.Ceia e apresentação de confirmandos, Centro 9h30. Culto de despedida e envio do Diácono Dirceu Quinot para a Paróquia de Erval Seco, 19h na Comunidade Centro.
Quinta-feira, 07/03 – Preparação para o Batismo na Comunidade Centro 19h30.