Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Mostra artística traz 37 quadros da coleção de Sérgio Nilo Schmitt para apreciação
Uma viagem pelas paisagens das obras do colecionador Sérgio Nilo Schmitt é o que os santa-cruzenses poderão conferir até o dia 26 de outubro, na Casa das Artes Regina Simonis. No mesmo local ocorreu o “vernissage” de lançamento da exposição na última terça-feira, 1º de outubro, às 19h, promovido pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul.
Segundo o colecionador, as obra de arte precisam ser vistas pelo público: “Elas tem esse papel, precisam estar à mostra para as pessoas verem, estar em contato com o público, pois as obras de arte têm esse espírito educativo, de motivar a sensibilidade das pessoas e despertarelas para o belo” revela Sérgio Nilo Schmitt.
Rolf Steinhaus
“Vernissage” de lançamento da exposição ocorreu na última terça-feira,
1º de outubro, na Casa das Artes Regina Simonis
As 37 obras expostas na Casa das Artes Regina Simonis fazem parte de um acervo de aproximadamente trezentas, que Sérgio Nilo Schmitt adquiriu: “Coleciono há mais ou menos 40 anos, e essas que estou expondo são para o tema escolhido que são as paisagens. As minhas viagens se concentram em exposições, centros de cultura e galerias de arte onde compro as obras, sempre centradas em autores brasileiros ou que tenham uma relação com o Brasil” diz Sérgio que colocou à mostra obras impressionistas, realistas, a óleo, aquarela, pastel, em pontilhismo e nanquim.
OBRAS DE ARTE
Rolf Steinhaus
Sérgio Nilo Schmitt coleciona obras de arte há mais ou menos 40 anos
Para Sérgio Nilo Schmitt, a obra de arte precisa ser apreciada ao máximo e revelar algo ao seu apreciador: “Uma obra de arte que é boa sempre dialoga. Durante o dia quando eu a olho ou mesmo depois de ter olhado cem, duzentas vezes ou mais, ela ainda tem alguma coisa a revelar ou algo a dizer. Aí está a grandeza da obra de arte” afirma o colecionador, que completa revelando como surgiu o convite para a exposição: “Já tinha contato com a Maria Celita (Presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul) há muito tempo. Ela sabia que eu tinha um acervo grande de obras e se tornou viável fazer esta exposição”.
Sobre o apoio público, Schmitt afirma ser uma questão difícil: “É complicado por que muitas vezes os órgãos públicos não dão o apoio e você precisa de recursos particulares ou de instituições ou firmas”.
A exposição, com obras da coleção de Sérgio Nilo Schmitt, fica exposta de segunda-feira à sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 13h às 18h, e aos sábados das 9h30 às 15h30.
Rolf Steinhaus
Obras impressionistas, realistas, a óleo, aquarela, pastel, em pontilhismo e nanquim,
fazem parte da coleção de Sérgio Nilo Schmitt














