Início Variedades Diego’C lança clipe em alusão ao Setembro Amarelo

Diego’C lança clipe em alusão ao Setembro Amarelo





Diego’C: “Eu quis colocar na letra como é a mentalidade de uma pessoa suicida, como ela pensa, como ela vê da maneira dela o mundo ao seu redor”,

Sara Rohde
[email protected]

Em alusão ao Setembro Amarelo, mais conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, foi lançado na ultima quinta-feira, 10, através das plataformas digitais, o videoclipe “Carta Suicida”, do rapper santa-cruzense Diego’C.
O projeto, que teve início em junho deste ano, visa levar uma mensagem de apoio às pessoas que estão passando por um momento complicado, se não o mais deliciado de suas vidas. E o lançamento foi realizado justamente no dia que representa a luta em favor da vida, num mês que é dedicado a projetos e ações contra um problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tira a vida de aproximadamente 800 mil pessoas a cada ano, sendo o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos. A depressão, que leva alguém ao seu extremo, atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo.

Assim inicia o trabalho de Diego R. da Silva realizado  em conjunto com um time que representa a cena do RAP em Santa Cruz do Sul. Com estatísticas dentro de uma mensagem verdadeira, que precisa ser falada, discutida e lavada a sério, um roteiro que mostra a realidade de muitas pessoas, que na maioria das vezes não é vista, mas que deve ser ouvida e acolhida, foi colocado em prática a ação social que tem por objetivo: salvar vidas. E a ideia principal desse mais novo trabalho é justamente essa, ajudar, levar para dentro das casas uma mensagem que possa ser compreendida, sentida, para que mais pessoas se identifiquem e peçam socorro e consigam seguir com suas vidas.

A inspiração visou o mês de setembro, justamente por representar o período que mais marca a discussão em torno do assunto. Para Diego, que sofreu depressão profunda em sua vida, abordar o tema não foi tão difícil, pois lutar contra esse mal fez parte de sua história. “Eu quis colocar na letra como é a mentalidade de uma pessoa suicida, como ela pensa, como ela vê da maneira dela o mundo ao seu redor”, disse.

Para expor o assunto bastante delicado, o artista explicou que foi necessário falar da forma mais correta possível, para que não seja interpretado de outra maneira. “Por isso que a toda hora no videoclipe é notável o pedido de socorro, e é assim na vida real, pois as pessoas que precisam de ajuda muitas vezes ficam em silêncio, não gostam de compartilhar sua dor e acabam guardando tudo pra si. Por isso que colocamos logo de cara as estatísticas de quantas pessoas morrem no mundo, pois a depressão mata mais que câncer e AIDS, e como é possível ver, há várias mensagens de incentivo às pessoas que estejam passando por isso ou que conheçam alguém que esteja passando por isso, para que liguem para o Centro de Valorização a Vida (CVV) número 188”.

O lançamento do Diego marca mais um de seus incríveis e sérios trabalhos realizados ao longo dos anos como artista. Como ele mesmo diz, o RAP não é somente escrever músicas, ele tem uma luta importante, uma ação social, e que em sua maioria das vezes resgata os jovens, ajuda e salva vidas. “Não é só em setembro que devemos falar sobre este assunto, são em todos os dias e meses do ano e por isso subimos a hashtag todo dia é amarelo (#tododiaéamarelo) pois parece que só existe depressão em setembro, mas não, temos que falar sobre isso todos os dias, não temos que guardar para nós, temos que ouvir as pessoas que estão passando por isso e que essas pessoas exponham isso, coloquem pra fora e recorram a uma ajuda. E essa é o objetivo do clipe, causa social, resgate, e é esse papel dentro do Hip Hop que eu enxergo, o compromisso com ações sociais e de resgate dos jovens, pois como vemos, a depressão atinge a maioria do público jovem, que ouve nossas músicas”.

Dissecando “Carta Suicida”

Por que devemos falar sobre suicídio? esse assunto ainda é muito complexo! Carrega muitos preconceitos, muitas dores e muitos tabus. O suicídio acontece mesmo que você não queira ver, nem ouvir sobre o assunto. E vai continuar acontecendo enquanto não falarmos sobre isso! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você, pode ser o primeiro e o mais importante passo! Sempre podemos encontrar bem no mal e luz na escuridão, pois são dois lados da mesma moeda, mas precisamos transcender nossa dualidade para encontrar nossa completude. Para você que acabou de ouvir e assistir esse videoclipe, imagino daqui o quanto alguns de vocês devem ter ficado chocados ou talvez acabaram sentindo aquele pequeno desconforto, frio na espinha… Pois bem, a intenção era justamente essa. O clipe nos apresenta a figura de um personagem transparente e realista, trazendo à tona todos os indicativos de alguém que se encontra em seu pior estágio, clamando por socorro! E infelizmente é assim na vida real, as pessoas ao nosso redor muitas das vezes não querem enxergar aquilo o que está claramente estampado a sua frente, onde por sua vez, acabam rotulando os suicidas como pessoas loucas, doentes e carentes, que só visam apenas chamar a atenção da sociedade, por querer de algum modo, no seu entendimento, “romantizar a morte”. O objetivo dessa obra é de resgate e causa social, retratada em forma de expressão artística, tal papel esse dotado pelo Hip Hop que sempre depositei na medida do possível nas minhas músicas. Está mais do que na hora de todos nós arremangarmos as mangas e encararmos esse problema de frente, o setembro é amarelo, mas não pode ser único e exclusivamente lembrado neste mês, mas sim todos os dias/meses do ano. Vamos falar sobre depressão?!

Clipe Oficial de “Carta Suicida”

Ficha Técnica (Áudio)
Artista: Diego’C (@diegoc_oficial)
Letra e Intérprete: Diego R. da Silva
Rec: Obra Prima Records – Santa Cruz do Sul/RS
Prod/Mix/Master: Mestre Gu Beats (@mestregubeatmaker)

Ficha Técnica (Vídeo)

Roteiro: Diego R. da Silva
Adaptação de Roteiro/Direção/Filmagem/Edição: Alixandre Trentin Pires (@alixandretpires)
Assistência de Direção: Daniel Rodrigues (@Tru3beats) e Rodrigo Edmundo (@atl4z) Produção Audiovisual: Koé Records (@koerecords)
Elenco: Diego R. da Silva e Everson Silva (@ever_song_)
Locação: Vitor Trinks (@vtrinks)
Agradecimentos: Maicon Oliveira (@corvaum), Karen Marques (@karen_marqss), Ana Flávia Grunewald (@netuni_ana), Magia Natural Artes (@magianaturalartes)
Contatos Fones: (51) 9 8191-9752
Facebook: DiegocOficialPage; E-mail [email protected]; Instagram @diegoc_oficial
Ouça nas plataformas digitais: https://sl.onerpm.com/2462391870