Início Educação Diretorias das escolas estaduais de Santa Cruz tomam posse

Diretorias das escolas estaduais de Santa Cruz tomam posse

Adilane Fátima Prochnow, Marlei Eliane Tuchtenhagen, Janaina Venzon, Andreia Dall Acqua Gomes e Luciano Becker Pedroso estarão à frente da direção da Escola Ernesto Alves de Oliveira

Sara Rohde
[email protected]  

A 6ª Coordenadoria Regional da Educação (6ª CRE) realiza nesta sexta-feira, 28, a posse das novas diretorias das 19 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul e demais escolas da região. A cerimônia oficial será ocorrerá na Câmara de Vereadores do município, às 9 horas. 

Os novos diretores e vice-diretores para o período de 2019 a 2021 foram definidos através dos votos da comunidade no dia 27 de novembro. Das instituições de ensinos do município, apenas quatro tiveram chapas na disputa. As demais escolas tiveram a eleição da direção com chapa única.

Entre as chapas eleitas diretamente esteve a da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, onde a professora Janaina Andrea Halmenschllager Venzon, estará à frente das atividades do educandário nos próximos anos como diretora. Segundo Janaina o papel da direção é se responsabilizar pelo funcionamento administrativo e pedagógico, pela gestão geral, supervisão e orientação, além de se relacionar com a comunidade. “A direção tem uma importância significativa para que a escola seja respeitada pela comunidade, pois uma vez que tomadas as decisões coletivamente é preciso colocá-las em prática, por isso a escola precisa ser bem coordenada e administrada. Então entra a participação dos quatro segmentos, os pais, alunos, professores e funcionários”, explicou.

A Escola Ernesto Alves está neste momento realizando o período de matrículas e conforme a diretora, que estima receber no próximo ano letivo mais de 1.300 alunos, o momento também é de realizar a manutenção do prédio para oferecer novidades e melhorias.

A nova direção é composta pela diretora Janaina, vice-diretora do turno da manhã Andreia Dall Acqua Gomes, vice-diretora da tarde Marlei Eliane Tuchtenhagen, o vice-diretor da noite Luciano Becker Pedroso e a professora Adilane Fátima Prochnow, responsável pelo setor financeiro. Conforme Janaina a forma de gestão escolar adotada pela nova equipe é caracterizada democrática e participativa. “Nós temos um grande objetivo, fazer com que os alunos tenham um crescimento maior na questão pedagógica, queremos fazer um trabalho em conjunto, todas as ações serão realidade e os problemas serão solucionados. Temos vários objetivos, mas o principal é o processo educacional”. 

A diretora frisou que outro papel importante da escola é aproximar os pais da instituição, “vamos focar muito na participação dos pais em todos os momentos na vida escolar dos alunos, trazer os pais à escola. Queremos o pai de fevereiro a dezembro, acompanhando mês a mês, todo o processo educativo”, disse. 

Janaina reforçou que não só os pais estarão presentes, mas também os ex-alunos, “a nossa gestão criou o projeto ‘Eu fiz e continuo fazendo parte desta escola’, ou seja, queremos abrir as portas para os nossos ex-alunos, aqueles que passaram pelos corredores e marcaram a história. Um exemplo é buscar arquitetos que concluíram o ensino médio aqui para revitalizar o prédio, ou uma psicóloga para acompanhar os alunos”, disse.

A Escola Ernesto Alves de Oliveira contará com muitas novidades e projetos para os próximos anos, como a robótica que fará parte das atividades de ensino, o projeto Aluno nota 10, dar continuidade a Base Nacional Comum Curricular, além de firmar diversas parcerias.