
Sara Rohde
[email protected]
A 6ª Coordenadoria Regional da Educação (6ª CRE) realiza nesta sexta-feira, 28, a posse das novas diretorias das 19 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul e demais escolas da região. A cerimônia oficial será ocorrerá na Câmara de Vereadores do município, às 9 horas.
Os novos diretores e vice-diretores para o período de 2019 a 2021 foram definidos através dos votos da comunidade no dia 27 de novembro. Das instituições de ensinos do município, apenas quatro tiveram chapas na disputa. As demais escolas tiveram a eleição da direção com chapa única.
Entre as chapas eleitas diretamente esteve a da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, onde a professora Janaina Andrea Halmenschllager Venzon, estará à frente das atividades do educandário nos próximos anos como diretora. Segundo Janaina o papel da direção é se responsabilizar pelo funcionamento administrativo e pedagógico, pela gestão geral, supervisão e orientação, além de se relacionar com a comunidade. “A direção tem uma importância significativa para que a escola seja respeitada pela comunidade, pois uma vez que tomadas as decisões coletivamente é preciso colocá-las em prática, por isso a escola precisa ser bem coordenada e administrada. Então entra a participação dos quatro segmentos, os pais, alunos, professores e funcionários”, explicou.
A Escola Ernesto Alves está neste momento realizando o período de matrículas e conforme a diretora, que estima receber no próximo ano letivo mais de 1.300 alunos, o momento também é de realizar a manutenção do prédio para oferecer novidades e melhorias.
A nova direção é composta pela diretora Janaina, vice-diretora do turno da manhã Andreia Dall Acqua Gomes, vice-diretora da tarde Marlei Eliane Tuchtenhagen, o vice-diretor da noite Luciano Becker Pedroso e a professora Adilane Fátima Prochnow, responsável pelo setor financeiro. Conforme Janaina a forma de gestão escolar adotada pela nova equipe é caracterizada democrática e participativa. “Nós temos um grande objetivo, fazer com que os alunos tenham um crescimento maior na questão pedagógica, queremos fazer um trabalho em conjunto, todas as ações serão realidade e os problemas serão solucionados. Temos vários objetivos, mas o principal é o processo educacional”.
A diretora frisou que outro papel importante da escola é aproximar os pais da instituição, “vamos focar muito na participação dos pais em todos os momentos na vida escolar dos alunos, trazer os pais à escola. Queremos o pai de fevereiro a dezembro, acompanhando mês a mês, todo o processo educativo”, disse.
Janaina reforçou que não só os pais estarão presentes, mas também os ex-alunos, “a nossa gestão criou o projeto ‘Eu fiz e continuo fazendo parte desta escola’, ou seja, queremos abrir as portas para os nossos ex-alunos, aqueles que passaram pelos corredores e marcaram a história. Um exemplo é buscar arquitetos que concluíram o ensino médio aqui para revitalizar o prédio, ou uma psicóloga para acompanhar os alunos”, disse.
A Escola Ernesto Alves de Oliveira contará com muitas novidades e projetos para os próximos anos, como a robótica que fará parte das atividades de ensino, o projeto Aluno nota 10, dar continuidade a Base Nacional Comum Curricular, além de firmar diversas parcerias.














