Divulgação/Unisc
A premiação ocorreu no dia 5 de junho, no edifício-sede da Vale S.A., no Rio de Janeiro
Uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc – Mestrado e Doutorado foi condecorada no Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2013, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Vale. O trabalho é de autoria de João Paulo Reis Costa, intitulado Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – Efasc: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância.
Os agraciados nesta categoria receberam certificados, troféus, bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos e prêmio adicional no valor de R$ 10 mil. Aos orientadores, coorientadores e programas onde foram defendidas as dissertações também foram concedidos certificados. Os orientadores receberam, ainda, auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, no valor de R$ 3 mil.
“Esse prêmio coloca o Mestrado e o Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc entre os melhores do país e confirma a excelência do trabalho que vem sendo realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação, que também foi contemplado com a nota 5 na última avaliação trienal da Capes”, disse a orientadora do trabalho e coordenadora do Programa, professora Virginia Elisabeta Etges.
A premiação ocorreu no dia 5 de junho, no edifício-sede da Vale S.A., no Rio de Janeiro, aos vencedores dos grupos processos eficientes para redução do consumo de água e de energia; aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos; redução de gases do efeito estufa (GEE); e tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza.
A premiação foi entregue pelo gerente de parcerias e recursos da Vale, Sandoval Carneiro Junior; pela diretora de formação de professores da educação básica e representante do presidente da Capes Jorge Almeida Guimarães, Carmen Moreira de Castro Neves; pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis; e pela diretora de meio ambiente da Vale, Gleusa Josué.














