Início Educação Diversas atividades marcam a semana do meio ambiente no Colégio Marista São...

Diversas atividades marcam a semana do meio ambiente no Colégio Marista São Luís

Ações devem fazer com que os estudantes criem essa consciência e descubram formas de preservar o meio ambiente e os recursos naturais

Fotos: Divulgação/RJ
2º Ano conhecendo o Cinturão Verde Gruta dos Índios

No Projeto de Educação para a Cidadania Global do Colégio Marista São Luís, a Sustentabilidade tem um papel importante, pois o cuidado com o Planeta, nossa Casa Comum, precisa ser traduzido em ações. Estas ações devem fazer com que os estudantes criem essa consciência e descubram formas de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. “Temos o compromisso com uma educação integral, marcada por questões sociais e precisamos nos aliar à comunidade, por isso, mais uma vez apoiamos iniciativas como a Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul”, reforça o diretor Nei Cesar Morsch.

Durante a semana, estudantes de todos os níveis foram envolvidos em atividades. Uma parceria com a Afubra resultou no plantio de duas mudas de árvore. Acompanhado pelo Afubrinha, o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, conversou com as crianças da Educação Infantil sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Juntos, no Parque Marista São Luís, plantaram uma cerejeira e um ipê amarelo, esta última, considerada árvore símbolo do Brasil.

Palestra PPGTA Unisc

A jornalista e analista de conteúdo editorial da Editora Globo, Sofia Hillesheim Shuck, foi a convidada pelos professores Douglas Weber, Carla Moraes Rodrigues, Rosane Worm e Ângela

Piovesan, dos Itinerários Formativos Optativos do Novo Ensino Médio, para uma roda de conversa on-line com os estudantes. O tema abordado foi Jornalismo e sustentabilidade. Sofia atua no “Um Só Planeta”, projeto que reúne 22 marcas do grupo Globo para promover a sustentabilidade e ajudar no combate à crise climática por meio do jornalismo construtivo. Um bate-papo para troca de ideias, iniciativas inovadoras e repensar nas maneiras de atuar na divulgação de boas práticas que ajudem o planeta.

Já o grupo de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc, apresentou no auditório do Colégio, aos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, a riqueza da fauna e flora do município. Os pesquisadores palestraram e proporcionaram um momento para que, os mais de 400 jovens ali presentes, refletissem sobre a Biodiversidade presente no Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul.

Para conhecer um pouco mais sobre as características fundamentais da natureza e entender a importância da estabilidade dos ecossistemas para seu equilíbrio, os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio, acompanhados pelos professores do Colégio, Luciano Pedroso e Jefferson Trindade, e pelo biólogo Marcus Henrique Schroeder, do grupo de pesquisa em Tecnologia Ambiental da Unisc, realizaram uma caminhada na Gruta dos Índios e fizeram a observação da fauna e flora presente no cinturão verde desta área.

Afubrinha no Parque Marista São Luís

Ismael Christmann, da Meu Resíduo, também acompanhou os professores Luciano Pedroso e Mariani Marques Vargas com as turmas dos 9º Anos, dos Anos Finais, numa caminhada ecológica no cinturão verde de Linha Santa Cruz.

Desde o dia 29 de maio, em parceria com a Sulpel, o Colégio disponibilizou um Ecoponto, na área de embarque e desembarque da Rua Tenente Coronel Brito para que as famílias Maristas possam realizar o descarte correto de vários materiais, como: livros, papéis de escritório, cadernos, jornais, revistas, papelão, tampas plásticas em geral, plásticos rígidos (garrafas de refrigerante, de água, de produtos de limpeza, de produtos de higiene, potes plásticos em geral), plásticos flexíveis (sacolas de supermercado, saco de arroz, açúcar, feijão, macarrão, sacos transparentes em geral, lonas plásticas, entre outros), esponja de louça e materiais de escrita (lápis de escrever, lápis de cor, lapiseira, caneta, canetinha, giz de cera, marca-texto, marcador permanente, marcador quadro-branco, borracha e apontador).

As crianças que participam do turno integral da Educação Infantil realizaram o plantio de alfaces, doadas pela Afubra, em garrafas pet. Uma maneira de pensar no descarte de materiais, por isso a proposta foi reutilizar, reaproveitar e repensar. “São pequenas ações que fazem os estudantes refletirem e vão ao encontro com o propósito do Colégio Marista São Luís que é inspirar vidas para transformar o mundo”, finaliza o diretor.

Ascomk – Assessoria de Comunicação e Marketing

9º Ano conhecendo o Cinturão Verde Linha Santa Cru