Início Geral Drive-thru Coleta Seletiva Solidária é neste sábado em Santa Cruz

Drive-thru Coleta Seletiva Solidária é neste sábado em Santa Cruz

Foto: Divulgação

Neste sábado, 14, na praça Getúlio Vargas, em frente à Rua Marechal Floriano, das 8hs às 12hs, acontece a segunda edição do Drive-thru Coleta Seletiva Solidária.

O objetivo é conscientizar os santa-cruzenses da importância de separar e destinar corretamente os seus resíduos recicláveis, e fortalecer a economia solidária com a inclusão socioeconômica das catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Nesta edição, haverá o Dia Lixo Zero, que é um evento nacional idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil) e será comemorado em Santa Cruz do Sul.

Os resíduos coletados nesta edição são: papeis, papelão, vidro, metais, plásticos, óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e esponjas de cozinha.

A cooperativa, entidades e parceiros, avaliaram que o primeiro Drive-thru Coleta Seletiva Solidária ocorreu sem problemas relacionados ao trânsito, houve a participação da população, os recicláveis recebidos foram 70 litros de óleo saturado, 273 kg de eletroeletrônicos, 110 kg de vidro e 229 kg de resíduos recicláveis (papeis/plásticos e outros), totalizando 682 kg de resíduos recicláveis.

Conforme a presidenta da Coomcat, Rosangela Terezinha Nunes, a ação do drive-thru já tem agenda aprovada e autorizada até o fim deste ano, sempre aos sábados, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Catedral) das 8hs às 12hs, nas seguintes datas: (14/08/21) – (11/09/21) – (16/10/21) – (13/11/21) e (11/12/21).

A expectativa da cooperativa é de que os números de recicláveis recebidos se multipliquem, pois conforme pesquisa aplicada no primeiro drive-thru Coleta Seletiva Solidária, a maioria dos entrevistados afirmou que considera importante ter esta ação no mínimo uma vez ao mês para incentivar a reciclagem; contribuem pela questão ambiental e social envolvida e que a coleta seletiva solidária deveria acontecer em todos os bairros do Município.