Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Atriz santa-cruzense Duda Seffrin se aventura nas produções
culturais e investe na carreira artística
Provavelmente, no momento que você estiver lendo essa matéria, a artista santa-cruzense Duda Seffrin estará dentro de um avião rumo ao Rio de Janeiro, sua nova casa, seguir o norte que sua mente e coração tomaram: a arte.
Os últimos anos na vida da santa-cruzense têm sido agitados, no bom sentido, é claro. A artista tem se dividido entre os trabalhos que sua produtora, a Chaplin Produções, realiza aqui em Santa Cruz, e a vida agitada e cheia de compromissos – entre eles as gravações de novelas da Rede Globo – no Rio de Janeiro.
“Eu nasci para ser artista”. Quando essa frase, dita por Duda logo no início da entrevista, se mostra real, não é difícil de encontrar provas que sustentem essa afirmação.
Arquivo pessoal / Duda Seffrin
Duda ao lado do colega Thiago Lacerda,
nas gravações da novela Jóia Rara
Iniciada no teatro por Pilly Calvin em 2011, Duda Seffrin começou a ganhar espaço nos palcos e eventos culturais logo em seguida. Curtas metragens como “Passado Presente” e “OCaricato”, teatros como “Era Uma Vez no Reino da Ignorância”, “As Palavras e os Monstros” e “Provocações”, produções midiáticas como o “No Céu dos Escritores”, e clipes musicais como os que foram feitos para as bandas Tampa! e Rebelados, estão entre as produções de Duda nos primeiros anos de trabalho aqui em Santa Cruz.
Buscando uma especialização dentro da atuação, em janeiro de 2013, Duda Seffrin conseguiu entrar para o curso de férias da Escola de Atores Wolf Maya, de São Paulo, uma das mais respeitadas escolas para atores e atrizes do país. A partir daí, sua vida tomou um rumo diferente.
SONHO REALIZADO
Arquivo pessoal / Duda Seffrin
Duda conheceu, nas gravações da novela Além do Horizonte,
o hoje amigo Alexandre Borges
“Fui fazer o curso de férias para depois fazer o curso que dura três anos, mas não gostei de São Paulo. A cidade não tinha uma ‘vibe’ legal, não quis ficar. Por acaso, no curso, conheci uma menina do Rio de Janeiro, que tinha uma produtora lá, então conversei sobre a possibilidade de ir para o Rio trabalhar com ela. Ela topou e pude realizar um sonho que tinha desde criança: morar na cidade maravilhosa” enfatiza Duda, também revelando que já queria morar em terras cariocas antes mesmo de conhecê-la.
Lá, trabalhando com a amiga, Duda conseguiu uma oportunidade para participar de um comercial da Coca-Cola. “Consegui passar no teste, fiz a gravação, e o produtor do comercial me convidou para ir fazer figuração nas novelas da Rede Globo” revela Duda.
A esposa deste mesmo produtor, segundo a santa-cruzense, era responsável pela parte de recrutamento de figurantes para participar das novelas da Rede Globo.
“Essa foi a porta de entrada para a Globo. Lá pude gravar para as novelas Malhação, Saramandaia, Flor do Caribe, Jóia Rara, Amor à Vida, Além do Horizonte, Em Família, entre outras” destaca Seffrin.
LADO BOM x LADO RUIM
Arquivo pessoal / Duda Seffrin
Duda ao centro de Helena Ranaldi (e) e Lica Oliveira (d)
no Projac, para gravações da novela Em Família
Duda garante que a grande recompensa do trabalho nas novelas, é poder gravar ao lado de atores consagrados e de grande destaque. “Já tive oportunidade de gravar com Antônio Fagundes, Susana Vieira, Alexandre Borges, Thiago Lacerda, Ary Fontoura, entre outros” conta Duda, que expõe algumas curiosidades a respeito do contato com os famosos.
“É muito bom poder conversar, trocar uma ideia com essas pessoas. Estar gravando com a câmera na minha frente e o Thiago Lacerda vir de brincadeira e jogar serpentina em mim, esse tipo de interação com essas pessoas, onde mais eu iria ter isso?” questiona a santa-cruzense, que revela também pontos negativos do tratamento recebido na Globo.
“Muitas vezes esses atores famosos, por conta do meu sotaque ou qualquer outra coisa, vem conversar comigo e os seguranças e fiscais, depois deles saírem, me xingam por eu estar conversando com eles, que não pode, aí tenho que explicar que foram eles que vieram falar comigo. Tem esse tipo de coisa bem chata também” enfatiza Duda.
A atriz santa-cruzense realiza, esporadicamente, alguns trabalhos de figuração para novelas da Rede Record, quase sempre fazendo papéis específicos. “Tanto Globo quanto Record me chamam, na maioria das vezes, para fazer papéis específicos como de turistas no Brasil ou coisas assim. No Rio as pessoas são mais morenas por conta do clima, então por eu ser loira e de pele clara me repassam esses papéis” ressalta Duda.
NOVOS PASSOS
Arquivo pessoal / Duda Seffrin
Cláudia Raia foi mais uma das atrizes que Duda teve contato no Rio de Janeiro
A vida no meio dos atores e atrizes globais, porém, não reflete o verdadeiro ideal de Duda Seffrin na vida: o teatro. A santa-cruzense revelou que a partir de agora não gravará mais novelas. Se dedicará a dois projetos: levar a Chaplin Produções para o Rio de Janeiro e cuidar do Albergue dos Artistas que ela e um amiga estão criando.
“Sou muito amiga da produtora da Record e estamos alugando uma casa e montando um Albergue dos Artistas no Rio de Janeiro. Já alugamos o espaço, é um casarão com piscina e vamos fazer um albergue para o pessoal ir pra lá. Vamos fazer pacotes como, por exemplo, pagar um valor e a pessoa ganhar um passeio no Cristo Redentor, uma ida ao teatro, estadia no local e três dias de gravações na Globo ou na Record. Isso tudo incluso dentro do pacote” comenta.
“A ideia está se desenvolvendo e vai ser muito bacana poder realizar mais esse sonho” revela Duda que, paralelo ao albergue, levará a Chaplin Produções de Santa Cruz para o Rio de Janeiro.“Esse projeto anda tanto quanto o albergue. Vou levar a produtora para o Rio com a intenção de agenciar esses atores que quiserem seguir a carreira. Na Chaplin teremos aulas de teatro, músicas, além de produzir também espetáculos e cadastrar os artistas” enfatiza a santa-cruzense.
Ufa! Sustentando a afirmação de que nasceu para ser artista, Duda Seffrin produziu isso tudo de 2011, quando começou a se aventurar no teatro, até 2014. O que mais vem aí Duda?!
Rolf Steinhaus
A multifacetada e sorridente Duda Seffrin se divide entre os trabalhos no
Rio de Janeiro e vindas para Santa Cruz, onde realiza espetáculos














