Início Valério Garcia Educação é Amor

Educação é Amor

Nesta semana, dia 06 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Todos os países que sucumbiram em meio a grandes catástrofes, só conseguiram se reerguer através de investimentos maciços na área da educação. A pessoa com mais conhecimento irá compreender melhor as situações adversas à sua volta e, consequentemente, encontrará o melhor caminho para solucionar as mesmas.

O homem é um ser social e sempre estará envolvido em grupos, tribos ou aglomeramento de semelhantes pois, sua existência, não permite que seja diferente. Isto chama-se viver em sociedade. Como toda sociedade tem regras e normas a serem seguidas, muitos não conseguem adaptar-se a esse tipo de convívio grupal, sendo assim o conflito uma constante.

Conflito é uma palavra que por si só gera apreensão, medo, aflição. Violência sempre gerará violência, já ouvimos isso inúmeras vezes, em vários lugares. Para superação e resolução dos conflitos, que aparecem todos os dias, precisamos de muita habilidade e conhecimento da situação, sempre com muita empatia e calma nas horas mais difíceis. É nesta hora que a Educação é imprescindível para condução exitosa da situação.

Quando se fala em educação, não é apenas pelo conhecimento cognitivo, mas sim pelas inúmeras habilidades desenvolvidas em nossos alunos. A sala de aula não é apenas um lugar de transmissão, produção e transformação de conhecimentos (como dizia Paulo Freire) mas, também, um lugar de troca de experiências e sentimentos bons, onde todos podem e devem sair ganhando. Lugar onde a sabedoria e a experiência mostrarão que a minha liberdade termina onde começa a do meu colega, numa evidência importante ao respeito. Como posso falar em educação pregando armas de fogo ou falando em morte? Como posso falar em educação pregando ódio e tantos sentimentos contrários ao bem? Como posso falar em educação sem dar exemplo de boas atitudes que possam ser seguidas? Como falar em educação se sou mal educado?

Encerro com a grandiosa frase de Nelson Mandela: “A Educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”; complementada por outra de Paulo Freire: “Não se pode falar de Educação, sem Amor”! Bom fim de semana.