Início Esportes Educação: Feira de Ciências movimenta Ernesto Alves

Educação: Feira de Ciências movimenta Ernesto Alves

Diego Dettenborn – [email protected]
 
 
 
A sexta-feira, 22 de novembro, foi de intensas atividades na Escola Ernesto Alves de Oliveira, quando ocorreu a Feira de Ciências 2013. Na ocasião alunos de 6º a 8º ano puderam apresentar projetos desenvolvidos ao longo do ano. Ao todo, 77 trabalhos estiveram em pauta no evento.
A feira, que tem como maior objetivo instigar os alunos a despertarem já desde cedo curiosidade a respeito de projetos futuros e até mesmo de profissões, serve também como plataforma de conhecimento e experiência para quem, apesar da idade já sabe muito bem o que “Vai ser quando crescer”. 
Gustavo Rauber, 13 anos e Arnoldo Henrique, 12, chamaram a atenção de quem passou pelo feira. Com dois pedaços de madeira, dois CDs, dois leds, elástico, papelão, pregos, cano de PVC e um motor de DVD player os alunos do sexto ano desenvolveram uma espécie de transmissor de energia Elétrica, originando o projeto “O gerador de energia manual”. 
 

Arnoldo e Gustavo desenvolveram projeto “O gerador de energia manual”
 
 
 
“Dentro deste motor de DVD existe um ímã que forma um campo magnético quando existe movimento”, destaca Gustavo. “Já faço curso de informática e pretendo cursar engenharia robótica”, conclui o estudante. 
A Feira, que já é tradição na escola, serve como iniciação científica para os alunos. “A nível de ensino médio é necessário que se preparem seminários. Cada vez complementamos mais este momento. Instigar eles a buscar algo novo, alguma coisa que interesse, que movimente o cotidiano dos alunos”, resalta a professora orientadora da Feira Marli da Silva Gomes Neumann
 


Feira reuniu 77 projetos de alunos de 6ª a 8ª ano
 
 
 
 
 
Fotos Rolf Steinhaus