Início Geral Efasc debateu Mulheres e Agroecologia

Efasc debateu Mulheres e Agroecologia

 

Divulgação/Efasc Cerca de 100 pessoas participaram da atividade

Na noite de quinta-feira, dia 8 de março de 2018, com a presença de cerca de 100 participantes, ocorreu na sede da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) o primeiro Efasc em Debate do ano, com o tema: “Saberes populares, mulheres e agroecologia”. Um painel mediado pela coordenadora pedagógica da Efasc, Cristina Vergutz, com a presença quatro Painelistas, nesse caso, mulheres ativistas, engajadas e comprometidas com a reflexão de gênero e empoderamento feminino, nas suas respectivas atividades 
Por cerca de uma hora as painelistas discorreram sobre a importância das mulheres para a manutenção da vida e do planeta. Eram elas: Traudi Maria Hister, Agricultora Familiar, Presidenta do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de General Câmara e mãe de uma egressa e uma estudante da Efasc. A professora universitária Cheron Moretti, professora do departamento de Educação da Unisc. A Advogada  Marina Tauil, militante da Agroecologia e coordenadora do Grupo Gaia de Agroecologia de Cacheira do Sul e a jovem egressa da Efasc, Daís Schubert, agricultora familiar e sócia-proprietária da Agroindústria Schubert & Henn, de Vera Cruz. 
Conforme a professora Cristina Vergutz, “momentos como esse são de aprofundar a reflexão que é feita na escola o ano todo, justamente pelo caráter pedagógico que os Efasc em Debate assumem ante a formação dos/as estudantes da escola. E nada mais justo que chamarmos as mulheres nesse dia internacional de lutas, para contarem as suas histórias e desafios de vivermos num mundo ainda tão machista e discriminatório com as mulheres”, finaliza.