ABERTURA OFICIAL
Na presença da família de bonecos da Festa da Alegria – Fritz, Frida, Max e Milli – e do trio de soberanas – a rainha Milena Rachor e as princesas Thartieri Assmann e Mylena Gehrke – além de autoridades como o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, a abertura oficial da 33ª Oktoerfest e Feirasul aconteceu na noite da quarta-feira, 4 de outubro, no Pavilhão Central. A solenidade contou com apresentações de dança das soberanas e dos grupos 25 de julho e Oktobertanz e encenações relacionadas à cultura germânica. O destaque, na fala das autoridades foi voltado para a reconstrução do parque após o vendaval do último domingo, 1º de outubro. “A capacidade de reerguer tudo depois do imprevisto demonstra a grandeza da Oktoberfest e das pessoas que fazem ela acontecer. Resiliência é a palavra que define esse grupo”, apontou o presidente da Associação das Entidades Empresariais, Léo Schwingel.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Também foi destaque na abertura a programação cultural preparada para a festa. Serão 200 apresentações de grupos folclóricos e 500 horas de música ao vivo, sem contar os torneios, olimpíadas, oficinas, cultos, aulas de língua alemã, bailes, rodas folclóricas, entre outras atividades. Tudo isso muito relacionado ao tema de 2017: Arte, Tradição e Fé.
APRESENTAÇÃO GRUPO THOLL
Um dos momentos mais bonitos da programação até aqui foi o show de abertura da 33ª Oktoberfest: o Espetáculo Cirquin do Grupo Tholl, que aconteceu no palco da Brahma Haus. Em meio a acrobacias, danças e técnicas circenses uma história de amor, onde quatro personagens apaixonam-se pela bailarina do circo, é contada. Chama a atenção a beleza das cores nas roupas e nos cenários, rústicos – remetem a um período medieval – mas românticos, assim como a suavidades dos movimentos dos artistas. É um espetáculo mágico, alegre e apaixonante. Fica impossível desviar os olhos, impossível não se afligir com as acrobacias, e impossível não suspirar com a história.
ÚLTIMA QUERÊNCIA AMADA
Outro destaque da programação foi o espetáculo “A última querência amada”, da dupla Oswaldir e Carlos Magrão que aconteceu no lonão do Parque da Oktoberfest. Promovido pela Arauto FM, o show esteve lotado durante as três horas de música e marcou a despedida dos artistas. Esse foi o último show da dupla que completou 32 anos de carreira com 18 CDs e um DVD gravados, cerca de 1 milhão de cópias vendidas, além de um disco de ouro.
CULTO ECUMÊNICO
Nesta quinta-feira, dia 5, o Culto Ecumênico, momento religioso que se tornou tradicional durante a Oktoberfest, ocorreu no Pavilhão Central, às 19h30, seguido do Baile do Folclore, com a participação dos grupos de danças locais e convidados. O culto é um momento religioso tradicional da cultura alemã e na Oktoberfest esta é a sexta edição consecutiva em que ele é realizado. A atividade foi promovida com a colaboração da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). A celebração será conduzida pela equipe formada pelo padre Zeno Rech e pelos pastores Márcio Trentini (IECLB) e Edemar Fuhrmann (IELB).














