Início Geral Empresas e entidades são premiadas na Assembleia Legislativa

Empresas e entidades são premiadas na Assembleia Legislativa

Everson Boeck
[email protected]

A 14ª edição do Prêmio Responsabilidade Social 2013 reconheceu, na quarta-feira, 13 de novembro,no auditório da Assembleia Legislativa (AL/RS), em Porto Alegre, as práticas de responsabilidade social de dezenas empresas e instituições do Rio Grande do Sul. Entre as 203 inscritas, aquelas com maior pontuação em cada uma das dez categorias recebeu o Troféu Responsabilidade Social – Destaque RS.
Santa Cruz do Sul foi representada no evento pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), o Colégio Mauá, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e a CVI Refrigerantes, que tem uma unidade no município. O evento, promovido pela AL/RS, sob coordenação de uma Comissão Mista formada por 16 entidades da sociedade civil, tem como objetivo destacar, incentivar e divulgar práticas de responsabilidade social no estado. A premiação existe desde 2004 e as empresas só podem concorrer ao troféu a cada três anos

UNIMED VTRP

No segmento “Sociedades Cooperativas” a vencedora foi a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP).O troféu foi entregue ao presidente da Cooperativa, médico Carlos Antonio da Luz Rech. Na cerimônia esteve acompanhado do vice-presidente, Aldo Pricladnitzki; do diretor de Desenvolvimento, Neori José Gusson; da gerente de Desenvolvimento, Marta Saling; e das coordenadoras das áreas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental e Controladoria, respectivamente Jelcí Danieli Southier e Márcia Giongo. “Pela terceira vez a Unimed VTRP é contemplada. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, disse o presidente. Ele comentou que os projetos socioambientais da Cooperativa estão em constante atualização e são alinhados a iniciativas globais, como os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), para o alcance de metas em educação e saúde, como a redução da mortalidade infantil e a melhora da saúde das gestantes; e o Pacto Global, constituído de princípios que trabalham valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Marcelo Bertani

Carlo Rech (D) na cerimônia de premiação

APESC

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) foi uma das agraciadas. A entidade foi a vencedora da categoria Instituições de Ensino Superior e recebeu o Troféu de Responsabilidade Social/Destaque RS por ter apresentado o melhor nível de desempenho, conforme os dados do seu Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2012.O troféu da Apesc, que é mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Hospital Santa Cruz (HSC), da Escola de Educação Básica Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), foi recebido pelo pró-reitor de Administração da Unisc, Jaime Laufer; pelo diretor geral do HSC, Leo Kraether Neto; e pela diretora da Escola Educar-se, Cristiane Iserhard Machado.
Segundo Laufer, a Apesc atua nas áreas de educação, saúde e assistência social por meio de suas mantidas e desenvolve projetos e ações voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Este prêmio reconhece a importância e o trabalho realizado pela Apesc, estando em sintonia com as demandas da comunidade e reafirmando o seu compromisso de inserção comunitária”, salientou.

Felipe Nopes

Leo Kraether Neto (E), Cristiane Iserhard Machado e Jaime Laufer

COLÉGIO MAUÁ

O Colégio Mauá recebeu o reconhecimento da AL/RS pelos trabalhos realizados no Programa Social Movida e ações desenvolvidas pelo educandário. A entrega da honraria foi entregue ao professor e vice-diretor MártinGoldmeyer (E), o coordenador pedagógico WaldyLau Filho (C), a assistente social Sandra Halmenschlager e o diretor do educandário, Wilson Griesang (D), os quais representaram a entidade no evento.Segundo assessoria de imprensa do educandário, a certificação e medalha são resultados de um comportamento ético, transparente e socialmente responsável com os stakeholders. Baseado em princípios e valores que norteiam as decisões, atitudes, ações e as relações, o Programa Social Movida oferece 13 oficinas que focam a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, contribuindo, desta forma, para o processo de mudança social. Esta é a terceira vez que o Colégio Mauá recebe o prêmio.

Divulgação/Colégio Mauá

Professor e vice-diretor MártinGoldmeyer(E), o coordenador pedagógico,
WaldyLau Filho, a assistente social, Sandra Halmenschlager, e o diretor
do educandário, Wilson Griesang (D)

CVI REFRIGERANTES

Este já é o segundo prêmio relativo ao setor social que a CVI Refrigerantes, que possui uma unidade em Santa Cruz do Sul, conquista em 2013 – em setembro, a empresa recebeu o Top Cidadania, da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), pelo desenvolvimento do projeto Coletivo Coca-Cola em sua área de atuação. Na AL/RS, a empresa foi agraciada com a Medalha do Prêmio de Responsabilidade Social, a qual foi recebida pelo diretor-presidente da empresa, Emerson Vontobel.
Ao todo, 168 instituições foram certificadas, sendo que, na categoria “grandes empresas”, 17 obtiveram a certificação e somente 4 foram agraciadas com medalhas. Dentre essas quatro, uma é a CVI Refrigerantes, uma empresa da Companhia Vontobel de Investimentos(CVI) que atua no segmento de bebidas por meio da produção, comercialização e distribuição de produtos das linhas The Coca-Cola Company, Heineken e Leão Alimentos e Bebidas.

Marcelo Bertani

Diretor-presidente da empresa, Emerson Vontobel, recebendo a premiação

O PRÉMIO

Nesta 14ª edição os temas norteadores foram Educação e Cultura. Promovido pela Assembleia Legislativa, sob coordenação de uma Comissão Mista formada por 16 entidades da sociedade civil, o Prêmio tem como objetivo destacar, incentivar e divulgar práticas de responsabilidade social no estado.
Podem participar do Prêmio Responsabilidade Social empresas privadas, sociedades cooperativas, entidades governamentais,  prefeituras municipais, instituições de ensino fundamental e médio, profissionalizante e superior e entidades sem fins lucrativos. São oferecidas as seguintes premiações:
•    Certificado de Responsabilidade Social: concedido às organizações que atingirem uma pontuação mínima exigida; 
•    Troféu Destaque de Responsabilidade Social: concedido às organizações que atingirem a maior pontuação em sua categoria. Nesse caso, é preciso também preencher o relatório de responsabilidade social; 
•    Medalha de Responsabilidade Social: concedidas às organizações que obtiverem as melhores pontuações no Balanço Social;
•    Diploma Mérito Social: serão agraciados os profissionais de contabilidade responsáveis pelos dados do balanço social e o colaborador responsável pelo relatório social;
•    Menção Especial: concorrem ao troféu que destaca o tema norteador as organizações que tiveram enviado seu balanço social e que apresentarem ‘cases’ com projetos de “Educação e Cultura”. 
A Comissão é formada por representantes das seguintes entidades: Fiergs, Federasul, Fecomércio, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Ocergs/Sescoop, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Fórum RS de Responsabilidade Social, Conselho Regional de Contabilidade, Central Autônoma dos Trabalhadores, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Associação Riograndense de Imprensa, Federação das Associações dos Servidores Públicos e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.