LUANA CIECELSKI
[email protected]
Mais de 7 milhões de pessoas terão um compromisso importante neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro: a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Organizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Santa Cruz elas também acontecem, e nesse ano 6.165 pessoas inscritas deverão realizá-la.
No total, serão três locais de prova no município. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário e na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. A maior parte dos alunos, no entanto deverá prestar o exame na Unisc, onde estarão instaladas cinco das sete coordenações do município. As salas onde acontecerão as provas são as dos blocos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 12, 13, 15, 18, 34, 35, 51, 52 e 53.

Já na escola Rosário, localizada na Rua Professor José Soder, 120, no Bairro Cohab, serão atendidos os alunos que solicitaram atendimento especializado. Por ser uma escola com boas condições de acessibilidade, todos os cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e também as gestantes prestarão seus exames ali. Aqueles que, por ordem alfabética, não estiverem classificados para realizar as provas na Unisc, farão na escola Ernesto Alves.
Para saber em qual instituição de ensino o candidato vai realizar a prova, é preciso acessar o site do Inep/Enem e fazer o download gratuito do cartão de confirmação da inscrição. Em anos anteriores esse cartão era enviado pelos Correios para a casa do participante, em 2015, no entanto, pretendendo evitar gastos, o processo foi todo digitalizado.
No cartão de confirmação o candidato encontrará o local e a sala do seu exame. Ele não será exigido de forma impressa para a realização do Enem, no entanto, o MEC orienta que os alunos levem anotado em um papel ao menos o número da sala para evitar confusões de última hora.
Atenção aos horários
Todos os anos é comum que alunos cheguem em cima da hora para a realização das provas e encontrem os portões já fechados. Por isso, todo o cuidado é pouco. Em 2015, junto de uma série de mudanças que aconteceram nas regras visando uma segurança maior, os portões serão fechados às 13 horas e as provas iniciarão às 13h30.
De acordo com o MEC, nessa meia hora entre o fechamento e o início das provas serão realizados diversos procedimentos, como o recebimento das provas, a distribuição delas e a certificação de que todos os procedimentos de segurança estão sendo cumpridos. Em Santa Cruz do Sul, um certificador/fiscalizador do Inep estará circulando pelos locais de prova para verificar a realização correta dos procedimentos.
Tempo de duração
No primeiro dia, quando serão aplicada as provas de ciências humanas e ciências da natureza, o exame terá a duração de 4 horas e meia, encerrando às 17h30. No segundo dia, quando os alunos são testados em relação àlinguagens, matemática e na redação, serão 5 horas, com o encerramento marcado para as 18h30.
A saída será permitida após duas horas de realização da prova, no entanto, aqueles que quiserem levar o caderno com as questões só poderão sair nos últimos 30 minutos de prova. A organização do exame também lembra que o gabarito deve ser preenchido com cuidado pelo candidato. Os estudantes que marcarem mais de uma alternativa terão a questão anulada.
Itens obrigatórios
Assim como nos anos anteriores, em 2015 alguns itens serão obrigatórios na hora da prova. Para fazê-la, todos os candidatos deverão apresentar um documento de identidade original com foto e em caso de perda ou roubo, só será permitida a realização do exame mediante apresentação de boletim de ocorrência.
São considerados documentos de identidade a cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, e pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, e identidade funcional que esteja em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
Durante a prova apenas canetas esferográficas de tinta preta serão aceitas. Aconselha-se que o candidato leve mais de uma caneta.
Itens vetados
De acordo com o MEC, não haverá proibições de uso shorts ou chinelos, por exemplo, no entanto, não será permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro e similares.
Durante a prova, nenhum participante poderá portar lápis, canetas de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, anotações ou qualquer dispositivo eletrônico como calculadoras, celulares, smartphones, tablete, ipods, pen drives, mp3, gravadores, ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Todos esses materiais deverão ser guardados imediatamente ao entrar na sala em uma embalagem porta-objetos que será oferecida pelos aplicadores. Os objetos guardados deverão permanecer desligados.
Por que fazer o Enem?
Vale lembrar que o Enem substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior, é usada como critério para aquisição de bolsas de estudo como o ProUni, para quem quer uma vaga gratuita no ensino técnico pelo Sisutec, para quem vai tentar financiamento estudantil pelo Fies, e também é a porta de entrada para diversos programas federais.
Além disso, aqueles que possuem mais de 18 anos podem usar o exame nacional para obter o diploma do ensino médio. Já para aqueles que estão em uma faculdade, as boas notas no ENEM possibilita que os alunos concorramà bolsas de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.
Nesse ano, com algumas mudanças que ocorreram nas regras do Enem, quem tiver sido liberado da taxa de inscrição – de R$ 63,00 – e faltar nos dois dias de exame, terá que, obrigatoriamente, pagar a inscrição em 2016 se for repeti-la.














