Cuidado, acompanhamento, atenção e amor. Quem trabalha no atendimento a bebês e suas mamães sabe bem o quanto essas palavrinhas postas em prática podem fazer toda a diferença no desenvolvimento desse novo ser. Para falar sobre as questões que envolvem a atuação do profissional de enfermagem nas consultas de puericultura, enfermeiros da rede de Atenção Básica, Sindicato da Alimentação, Hospital Ana Nery, Cemai e 13ª CRS participaram na manhã desta quarta-feira, dia 22, de uma capacitação na Universidade de Santa Cruz do Sul.
Conduzida pela enfermeira Raquel Rozeno, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), e pela enfermeira Bárbara Haas, supervisora técnica da secretaria, a capacitação utilizou como método o compartilhamento de experiências entre os participantes. Durante toda a manhã, além de explanação, roda de conversa, troca de experiências e apresentação de vídeo, os profissionais participaram de dinâmicas de grupo e simulações, sempre com foco nas consultas em puericultura.

Um dos pontos mais destacados durante o encontro, foi a visita domiciliar e a importância do acompanhamento da gestante, do início ao fim da gestação, em seguida ao nascimento do bebê e nas fases posteriores de seu desenvolvimento. O estabelecimento de vínculos e a escuta atenta às gestantes e/ou mães, também foram apontados como aspectos fundamentais para um bom atendimento. “O vínculo e o apoio que esta mãe vai receber em um momento tão frágil da vida dela fazem muita diferença. Isso é tão importante para essa mãe quanto para o desenvolvimento do bebê”, observou Raquel.
A capacitação, a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, teve início na última segunda-feira, e a atividade integra a 9º Semana Municipal do Bebê, realizada em parceria com o Comitê Municipal de Redução da Mortalidade Infantil e Fetal. Cerca de 40 profissionais, divididos em quatro turmas, compareceram aos encontros.














