Início Especiais Ensino, Pesquisa e Extensão em destaque

Ensino, Pesquisa e Extensão em destaque

Pró-reitoria Acadêmica, com as direções, reforçam o ideal comunitário da Universidade por meio de ações (Reitoria Unisc)
Rolf Steinhaus

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 30 anos com foco no ideal comunitário embasado em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para isso, a Reitoria ainda compreende a Pró-Reitoria Acadêmica. Dentro dela, há as direções que pensam nessas áreas: Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu; Formação Continuada e Tecnologia Educacional; e Inovação e Empreendedorismo.

Cada uma dessas diretorias e a reitoria reúnem-se semanalmente para análise e discussão de diversos assuntos, ligados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, com vistas à tomada conjunta de decisões.

Confira o depoimento de cada um dos diretores sobre os 30 anos da Unisc e perspectivas para o futuro

“Para uma Instituição chegar aos 30 anos de existência é preciso, em primeiro lugar, ser movida por sonhos e contar com parcerias que realmente agregam. Lá atrás, quando do reconhecimento para ser Universidade, muitos se empenharam em todos os sentidos, buscando uma expansão necessária para galgar esse importante status. E, com certeza, houve também um reconhecimento e apoio da comunidade. Apoio esse que se consolida pela participação tão eclética na própria Assembleia da nossa mantenedora.

Após 30 anos de esforços e dedicação, aqui estamos, como referência na área de educação superior, com qualidade e reconhecimento comunitário. Com muito trabalho conquistamos altos conceitos estabelecidos pelo MEC. Para alcançar 30 anos foi preciso construir parcerias sólidas. Hoje temos diversas entidades e empresas que contribuem, e muito, para a continuidade do nosso desenvolvimento. E somos gratos a cada uma delas.

Contudo, há um grande caminho a frente. Caminho esse repleto de desafios e sonhos. Desafios que se estendem nacionalmente em busca de uma educação inclusiva socialmente. Sonhos que nos levam a sempre superar os problemas e acreditar na educação como mola propulsora para uma comunidade mais desenvolvida.”

Pró-reitor Acadêmico,
professor Rolf Fredi Molz

“Dos 30 anos da Unisc, há 26 eu participo dessa construção. A Unisc tem muito a comemorar, pois é uma Universidade essencialmente comunitária, que procura estabelecer os vínculos com os lugares em que atua, procura preservar as diferentes áreas do conhecimento, acolhe docentes, funcionários e, especialmente, os estudantes. Temos muito a comemorar em termos de infraestrutura, conquistas de prêmios, reconhecimento nas mais diversas áreas, reconhecimento regional, estadual e nacional, especialmente o das próprias pessoas que convivem aqui, se formam e saem com essa sensação de pertencimento. Isso é muito bonito, não são só 30 anos, mas toda a história da Apesc.

E o nosso desafio é que consigamos manter a essência comunitária em um cenário difícil para a educação, competitivo. Que consigamos nos reinventar como sempre fizemos de uma forma unida, ética e preocupados com o que há de melhor em educação, para formarmos profissionais que façam a diferença por onde passam.”

Diretora de Ensino,
professora Giana Diesel Sebastiany

“Comemorar os 30 anos da Unisc é celebrar uma trajetória de conquistas e comprometimento com o ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao longo dessas três décadas, a instituição tem se consolidado como referência no ensino superior, formando profissionais competentes e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Olhando para o futuro, a Unisc enfrenta novos desafios nas atividades de pesquisa, extensão e pós-graduação. Nesse contexto, é fundamental fomentar a pesquisa científica, estimulando a produção de conhecimento, buscando soluções para os problemas da sociedade de forma sustentável. Além disso, a expansão das atividades de extensão, por meio de projetos que promovam a integração entre a universidade e a comunidade, torna-se essencial para a Unisc fortalecer seu papel social e contribuir para o desenvolvimento regional. Na Pós-graduação Graduação Stricto-sensu, a consolidação de programas de mestrado e doutorado, é um passo fundamental para elevar o patamar de qualidade e prestígio da Unisc.

Assim, com determinação, parcerias estratégicas e uma visão voltada para a inovação, a Unisc está preparada para enfrentar esses desafios e seguir avançando, buscando sempre a excelência nas áreas de pesquisa, extensão e pós-graduação, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico e socioeconômico da região.”

Diretor de Extensão, Pesquisa,
Pós-Graduação e Stricto Sensu, professor Adilson Ben da Costa

“Comemorar 30 anos significa evidenciar histórias de vida ressignificadas na Universidade. Para se tornar uma instituição bem-sucedida ao longo de três décadas, a Unisc precisou desenvolver a sua capacidade de se adaptar às mudanças e de se reinventar.

Acompanhar as tendências educacionais, integrar tecnologias emergentes, desenvolver novos programas de estudo e criar parcerias com empresas e organizações foram e continuarão sendo estratégias importantes. Por isso, é essencial que a formação continuada e a integração das tecnologias educacionais sejam realizadas de forma intencional e sustentada, com apoio institucional e investimento em recursos e suporte adequados. A combinação desses dois elementos potencializa a qualidade do ensino e melhora a experiência de aprendizagem dos estudantes.

Por meio dos programas que desenvolvemos na Direção, atendemos a toda a comunidade: quem ainda não está na universidade, quem já está estudando e quem já passou pela universidade.”

Diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional,
professor Rudimar Serpa de Abreu

“No 30º aniversário da Unisc, celebramos não apenas três décadas de excelência acadêmica, mas também uma trajetória marcada por inovação e empreendedorismo. Durante este tempo a Universidade se firmou como um celeiro de mentes criativas e impulsionadoras da transformação social e econômica.

Em um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, nosso desafio como Universidade é nos mantermos na vanguarda, adaptando-se às demandas do mercado e às mudanças tecnológicas. A inovação é impulsionada pela diversidade, e é por isso que devemos fomentar espaços de troca e cooperação que permitam a convergência de ideias e saberes entre a Universidade, as empresas e toda a nossa comunidade.

Em nossa visão de futuro vislumbramos uma Unisc cada vez mais em sintonia com as demandas do mercado e reforçando o seu positivo na sociedade.”

Diretor de Inovação e Empreendedorismo, professor Rafael Kirst