Início Geral Equipe de governo recebe secretários da Capital para troca de experiências

Equipe de governo recebe secretários da Capital para troca de experiências

Foto: Luiz Fernando Bertuol / Secom

Na manhã desta quarta-feira, 14, a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessel e os secretários municipais estiveram reunidos para debater sobre planejamento estratégico na gestão pública, parcerias com o setor privado, maior eficiência na realização de projetos, entre outros assuntos. O encontro teve três convidados que integram a equipe de governo de Sebastião Melo na Capital: o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a secretária de Parcerias, Ana Pellini, e a diretora de Planejamento e Governança, Melissa Custódio.

A primeira a compartilhar suas experiências na gestão pública foi Ana Pellini, servidora aposentada da Fazenda, com atuações como secretária estadual nos governos Yeda Crusius e José Ivo Sartori, e também no Ministério da Cidadania. Em Porto Alegre, é a responsável por comandar a pasta que tem encaminhado parcerias com o setor privado, como a que concedeu o Parque Harmonia e o Trecho 1 da Orla do Guaíba para o consórcio GAM 3 Parks por 35 anos, com investimentos previstos de R$ 280 milhões nos dois locais.

“Sou entusiasta das parcerias com o setor privado para atingir maior eficiência e prestar melhores serviços ao cidadão. Tira as amarras do setor público, aquela burocracia excessiva, e entrega muito mais qualidade”, afirmou Ana.

Em seguida, foi a vez da diretora de Planejamento e Governança, Melissa Custódio, apresentar como o governo da Capital está orientado por um processo que envolve muita estratégia, metas, monitoramento e a busca por resultados efetivos para a comunidade.

Com larga experiência na gestão pública, já tendo sido vereador, prefeito, deputado estadual e federal, secretário estadual e nacional, Cezar Schirmer defendeu a inovação e criatividade na administração, ainda mais em um momento de falta de recursos na maior parte dos municípios. “Inovação é pensar diferente e fazer diferente, para que os resultados sejam mais efetivos, rápidos e com menos custos. Esse ano será muito difícil para as prefeituras, vai exigir muita criatividade para contornar as dificuldades financeiras”.

Para Schirmer, o trabalho realizado no planejamento estratégico da Capital funciona para “governar o governo, identificar o que está avançando e o que está trancando, ter acesso a dados e informações sobre o que está sendo entregue para a população”.

Responsável por trazer os três convidados, o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte de Santa Cruz, Everton Oltramari, afirmou que foi um momento de muito aprendizado. “São pessoas que inspiram. Apresentaram experiências e iniciativas que podem ser executadas aqui na cidade”.

A prefeita Helena Hermany destacou que sua equipe de governo também está focada em uma gestão com metas e resultados, tendo cumprido mais de 90% dos compromissos assumidos para os cem primeiros dias. Além disso, considerou como muito produtivo o encontro desta manhã. “A troca de conhecimento entre as prefeituras é muito importante. Na formação da nossa equipe, buscamos secretários com empatia para atender bem a população, um grupo comprometido em entregar resultados”.