Início Geral Ernesto Alves: foco na formação de seres humanos transformadores da sociedade

Ernesto Alves: foco na formação de seres humanos transformadores da sociedade

Escola tem como visão ser referência para todos sem diferenciação de natureza social, étnica ou cultural

Não temos como falar em educação sem antes lembrar da forte presença da Escola Ernesto Alves de Oliveira no cenário de Santa Cruz do Sul. Tradicionalmente conhecida como Colégio Estadual, iniciou suas atividades no dia 26 de março de 1956, sob direção de Oscar Jhacomeli Przbyslski e mais cinco professores, com 104 alunos matriculados. Atualmente, o educandário que completou 65 anos de trajetória, é uma referência em termos de ensino atendendo 1.274 alunos do ensino fundamental ao médio e com 87 profissionais entre funcionários e professores.


“A Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira é referência de escola pública estadual e em 2019 obteve o selo de escola Empreendedora, Inovadora e Criativa do Programa Jovem RS Conectado no Futuro. Desde 2019 vem realizando obras e melhorias que proporcionou ambientes alegres, confortáveis e agradáveis. A escola sempre é muito disputada para vagas no início do ano. Em 2021, mais de 500 alunos não conseguiram ser contemplados com vagas na escola”, destacou a diretora Janaína Venzon. “Tenho na direção o compromisso de fazer o diferencial, seguir o que está bom e buscar melhorar ainda mais nos mínimos detalhes, fazer acontecer e ousar. Nos preocupamos com a questão pedagógica e queremos que nossos alunos alcancem seus objetivos”.

Diretora Janaína: “Tenho na direção o compromisso de fazer o diferencial”


Lembrar da trajetória do Ernesto é relembrar um passado de glórias, destaca a diretora. “Todo início tem obstáculos pela frente mas, chegamos aos 65 anos com muitas conquistas e méritos. Temos uma história linda e muitos por aqui já passaram. Aqui, cada um tem uma história de vida, nossos ex-alunos, pais, professores e gestores, tudo é respeitado e, acima de tudo, valorizado. Cada etapa é uma base para desenvolvimento e fazemos a diferença tanto na questão pedagógica quanto nos investimentos de infraestrutura, que está impecável! Nossa preocupação é fazer sempre o melhor e potencializar a capacidade de cada um com o objetivo de ultrapassar as dificuldades. Daqui sairão futuros profissionais e que tenham muito êxito e para isso temos uma forte base estrutural”.


O Decreto de criação nº 5.091, publicado no Diário Oficial do Estado, de 7 de agosto de 1954, criou o primeiro Ginásio Estadual de Santa Cruz do Sul, para funcionar a partir de março de 1955. O funcionamento, conforme o decreto, estava previsto no Grupo Escolar de Goiás, mas na realidade se deu no Grupo Escolar de Santa Cruz. Com o tempo passou a denominar-se Escola de Ginásio Estadual Ernesto Alves de Oliveira, depois para Colégio Estadual Ernesto Alves de Oliveira e, finalmente, para o nome que atualmente ostenta, conforme portaria nº 00.109, publicada no Diário Oficial do dia 17 de abril de 2000.


A Escola conta com um núcleo administrativo do qual fazem parte a Direção, Financeiro, Secretaria e o Conselho Escolar. Conta, também, com um núcleo pedagógico do qual fazem parte os Serviços de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Audiovisual. Na organização complementar da escola a Biblioteca, Portaria, Merenda Escolar, Conservação e limpeza e o Círculo de Pais e Mestres (CPM).


O patrono do Colégio é o riopardense Ernesto Alves de Oliveira, destacada personalidade no cenário político nacional, jornalista, advogado e deputado da Constituinte Nacional, nascido no dia 21 de outubro de 1861 e falecido em 15 de agosto de 1891, com a idade de 29 anos. No primeiro ano do efetivo funcionamento das aulas, o professor Osmar Jaconelli Przybylski foi diretor. Aliás, o mesmo já era responsável pela direção em 1955. Ainda, Emiliano Limberger deu posse à secretária Glaci dos Santos Lima. Para ser diretor de ginásio na época, era necessário o mínimo de dois anos de atuação no magistério secundário. Era a condição para encaminhar ao MEC o processo e receber o devido registro.


Atualmente a direção é formada pela diretora Janaína Venzon; vice-diretora manhã, Carla Cristiane Mergen; vice-diretora tarde, Marlei Eliane Tuchtenhagen; vice-diretor noite, Luciano Becker Pedroso e no financeiro, Adilane Bolfe Prochnow.

Os diretores do educandário:
Osmar Jacomelli Przybylski (1956-1957)
Ivo José Muller (1957-1959, 1963-1982)
José Evaldo Soder (1959-1963)
Otto José Leifheit (1982-1983)
Guido Seffrin (1983-1985)
Marlene Scherer Bettin (1986-1988)
Anildo Bettin (1988-1995)
Erno João Kuhn (1995-1999, 2002-2011)
Adilani Fátima BolfeProchnow (2000-2001)
Elisabete Irene Dreher (2011 a 2012)
Lizete Kessler Gassen (2013 a 2018)
Janaína Andréa Halmenschlager Venzon (atual diretora)


Melhorias trazem benefícios aos alunos e refletem na qualidade de ensino

Conforme a diretora Janaína, todos os investimentos feitos na escola têm o aporte da comunidade escolar. “Desde 2019 realizamos um projeto chamado Pais na Escola. Estamos sempre abertos para estarmos juntos com a comunidade escolar e isso faz a diferença. Por ser uma escola na esfera público estadual muito se fez para ela estar no patamar onde hoje se encontra. O ginásio da escola, por exemplo, foi todo construído pela comunidade escolar com recursos de doações, contribuições espontâneas e rifas. Outro benefício oferecido veio através da construção do refeitório, concretizado por meio do Círculo de Pais e Mestres e da comunidade escolar. Todos os recursos arrecadados revertem em melhorias. Muitas vezes em que o orçamento público não alcança, arrecadações do CPM suprem necessidades das instituições”.

Biblioteca infantil foi uma das obras que recebeu recursos da comunidade escolar e CPM

CPM

O Círculo de Pais e Mestres (CPM), que conta com o presidente Angelo Ramos de Oliveira e o vice Ricardo André Arend, tem por finalidade integrar a família com a escola e a escola com a comunidade, para o desempenho mais eficiente e autossustentável do processo educativo. A composição, as competências, a estrutura e o funcionamento do Círculo de Pais e Mestres são definidos em Lei e Estatuto Próprio.


É um aliado na hora de trazer melhorias ao ambiente de estudo. Ele arrecada fundos, aproxima a comunidade e família da instituição e atua quando o orçamento público – apertado para tantas demandas – não consegue suprir as necessidades do educandário. Festas, contribuição espontânea de pais e comunidade escolar, rifas, fundos públicos e de parceiros, são diversos os meios de recolhimento de valores em prol da escola. Sem fins lucrativos, ele é responsável por formalizar procedimentos necessários para o recebimento desses repasses.

TOMADA DE DECISÕES

O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Esse é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa. Tem suas ações respaldadas através do seu próprio estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Como presidente tem Reni Teresinha Markus e vice Inês Kohn.

Grêmio Estudantil: parceria junto aos estudantes

O Grêmio Estudantil Floriano Peixoto é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
A diretoria do Grêmio Estudantil: Luciara Moraes, Letícia Rodrigues, a presidente Francini Stolben (ao centro), Lauren Teichmann, Danyelle Pinto Lustosa e Fernanda Holzschuh Vivian

Onde foram aplicados os recursos:

• Biblioteca infantil
• Construção do refeitório
• Ajardinamento em frente à escola
• Troca de piso no saguão
• Brinquedos novos para a pracinha
• Revitalização no hall de entrada da escola
• Galeria dos ex-diretores
• Revitalização dos pisos de 18 salas de aula
• Revitalização das quadras do ginásio
• Reforma na sala de atividades esportivas
• Cortinas novas para sala de aula
• Compra de mobiliários para sala de aula
• Pintura interna na escola
• Cortinas novas para o auditório
• Mobiliários novos para todos os setores administrativos
• Mobiliários novos para o audiovisual
• Recuperação de móveis antigos da escola
• Pia nova na cozinha principal
• Aquisição de fogão industrial novo
• Construção de banheiro para funcionários da merenda escolar
• Adesivamentos pedagógicos nas paredes dos corredores dos anos iniciais
• Adesivamento pedagógico pela escola
• Espaço pedagógico
• Pórtico de ensino fundamental
• Sala nova para o grêmio estudantil
• Sala da Cipave
• Sala dos funcionários da limpeza com banheiro privativo
• Aquisição de dois celulares para uso pedagógico e administrativo
• Compra de notebooks para equipe pedagógica
• Equipamentos para rede lógica
• Construção de uma nova cantina
• Cortinas novas para os setores
• Espaço para impressão de trabalhos dos alunos
• Reforma dos exaustores no ginásio
• Redes novas para o ginásio
• Revitalização do piso na sala dos professores
• Jardim de inverno
• Compra de ar condicionados
• Troca da calha de todo o prédio
• Sala de depósito de materiais
• Pintura dos muros na parte interna
• Pergolado no pátio
• Equipamentos e materiais novos para prática de esportes (colchonetes, plinto, trampolim, colchão para salto em altura, bolas)
• Livros de literatura infantil e infanto juvenil