Início Geral Escola de Paredão vai sediar programa de gestão rural

Escola de Paredão vai sediar programa de gestão rural

Executivo e legislativo se reuniram no Salão Nobre do Palacinho para a assinatura do termo

Grasiel Grasel
[email protected]

Em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o Instituto Crescer Legal, que é ligado ao SindiTabaco, vai oferecer um curso sobre gestão e empreendedorismo em agricultura polivalente para 20 alunos das escolas Felipe Becker, de Alto Paredão, e Cardeal Leme, de São Martinho. Na tarde desta terça, dia 3, um termo de cooperação para implantação e desenvolvimento do programa foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no Palacinho.
Os participantes do curso, que conta com 920 horas de formação teórica e prática, terão entre 15 e 17 anos e serão contratados como aprendizes por cotas das indústrias associadas do Instituto Crescer Legal. As atividades serão realizadas nas dependências da escola Felipe Becker, no contraturno escolar do ano letivo de 2020, contando, ainda, com transporte e alimentação garantidos pela prefeitura.
De acordo com o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, a necessidade de atender jovens de regiões mais retiradas do centro urbano é uma das principais motivações dessa nova edição do programa. “A gente viu pelos anos anteriores que o programa abre muito os horizontes desses jovens”, disse Schünke. A diretora da escola Felipe Becker, Janete Grasel, reforça a ideia afirmando ser comum que jovens deixem a zona rural por falta de perspectivas sobre o trabalho no campo.
Um dos principais focos do curso é justamente oferecer novas visões sobre como uma permanência na zona rural pode ser benéfica aos jovens, dando a eles o conhecimento necessário para que possam enxergar um futuro promissor onde vivem. “A ideia é que estes alunos aprendam como é fazer a gestão de uma agricultura familiar e também serem empreendedores, pra que ao final ele se mantenha na propriedade e veja oportunidades no campo”, explica a secretária de Educação de Santa Cruz, Jaqueline Marques.
Aproveitando seu momento de discurso no encontro que marcou a assinatura do termo de cooperação, Jaqueline reforçou a informação de que a Emef Felipe Becker está passando por um processo de revitalização de suas estruturas, garantindo que até o início do curso em 2020 a escola esteja totalmente preparada para receber aprendizes e orientadores.
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural acontece desde 2016, quando a primeira turma contemplada foi de uma escola estadual também de Santa Cruz, a Guilherme Simonis, em uma parceria entre prefeitura, administração estadual e o Instituto. 204 jovens já foram formados e, só em 2019, outros 130 aprendizes de sete turmas estão em processo de formação. Depois de levar o curso a outros municípios, agora ele volta à nossa cidade pela terceira vez para beneficiar, de forma inédita, escolas municipais da região.