
Ricardo Gais
[email protected]
Mais um ano letivo se inicia para a rede municipal de Santa Cruz do Sul. Serão 25 Emefs; 20 Emeis; 13 escolas associadas e o Cemeja, totalizando mais de 11,1 mil crianças e jovens que voltam às aulas.
Em entrevista com a secretária de educação do município, Jaqueline Marques de Souza, ela disse que durante o ano o calendário de revitalização das escolas é trabalhado para a intensificação das obras e revitalização de várias escolas. “Vamos entregar em torno de oito escolas, algumas que já ficarão prontas em fevereiro e outras no decorrer de março e abril”, ressaltou.
Segundo Jaqueline, as equipes de obras estão trabalhando intensamente para realizar as entregas das escolas rapidamente. Todos os educandários devem passar por uma restruturação, desde as partes físicas, até as áreas externas, como em quadras esportivas. A revitalização também ocorre na parte do visual, renovando a pintura do prédio e recuperação de telhados, parte elétrica e pátios, com a criação de novos espaços pedagógicos e de convivências. “A secretaria tem todo esse olhar para realmente tornar um ambiente mais seguro para os alunos” salientou Jaqueline.
Na próxima semana ocorrerá a reinauguração da Escola José Leopoldo Rauber, no Bairro Rauber. Antes da revitalização a escola tinha pouco espaço para a convivência dos alunos, sendo essa uma das reformas no local. “A gente começou a revitalização para criar um espaço legal pra eles, pois vimos que as crianças ficavam escoradas na parede no intervalo”, disse a secretária. O novo espaço conta com escorregador, bancos, locais de leitura e recebeu o nome de “Play Parklets”, o qual poderá ser usado tanto para séries iniciais como para séries finais. Ainda neste ano, mais 12 escolas devem receber os espaços.
Os investimentos de revitalizações nas escolas são com verbas da prefeitura do município e obras como construções das Emeis, que já há duas em construção e mais duas estão sendo lançadas as licitações, também são com recursos próprios. Apenas a Emei Castelo Branco, que ficará no bairro Castelo Branco, será construída com recursos do Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (FINISA), que terá espaço para 240 alunos.
Para este semestre devem ficar prontas as Emeis Progresso e Viver Bem. A Castelo Branco, que já foi para licitação e a Emei que ficará no Loteamento Mãe de Deus, devem ser encaminhadas no final de março, ambas não contam com prazo de finalização, e cada uma irá gerar 240 vagas para a educação infantil.
No interior, as Emefs que também receberão revitalizações são as escolas Emanuel de São José da Reserva, Rio Branco de Linha Saraiva e a Félix Hoppe de Linha Nova. Na cidade, a Emei Sonho de Criança, localizada no Complexo Menino Deus, está entre as quatro que serão revitalizadas.
O Sitio Pedagógico que será implantado em Linha Pinheiral, será outro local para que os alunos possam desfrutar de um espaço amplo, com muita sombra e vegetação. As escolas poderão usufruir do ambiente para realização de piqueniques, atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. “Vai ter cozinha para que as escolas possam passar o dia ali, áreas esportivas, playground, jogos pedagógicos e também vamos criar a Escola Pedagógica neste local”, finalizou a secretária.














