Início Educação Escolas se mobilizam na Semana da Pátria

Escolas se mobilizam na Semana da Pátria

Everson Boeck
[email protected]

No ano em que o movimento escoteiro é homenageado durante a Semana da Pátria em Santa Cruz do Sul, as escolas do município entram no ritmo e promovem atividades relacionadas ao tema. A abertura oficial do evento aconteceu no último domingo, 1° de setembro, na Praça da Bandeira, quando autoridades civis e militares acompanharam a chegada do fogo simbólico, o qual foi conduzido do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) até o local. Com o tema “Escotismo: Consciência Ambiental para um Município Saudável”, a pira foi acesa por representantes dos escoteiros e pelo prefeito Telmo Kirst.
O fogo simbólico chegou em Santa Cruz do Sul no dia 19 de agosto, marcando o início dos preparativos para a Semana da Pátria. Até amanhã, 6 de setembro, o fogo estará sob vigília da comissão organizadora do evento e, durante a noite, retorna ao 7º BIB. Já no dia 7, a chama será levada para a Praça Siegfried Heuser, onde estará guarnecida pelos escoteiros até o encerramento das atividades da Semana da Pátria. Neste dia está prevista realização do desfile cívico militar, na Rua Ernesto Alves, às 14h.
No município, o Movimento Escoteiro é representado pelo Grupo de Escoteiros Santa Cruz e pelo Grupo de Escoteiros MacLaren. Durante esta semana ambos os grupos estão visitando diversas escolas promovendo atividades relacionadas ao tema e divulgando seu trabalho.

Nas escolas

A comemoração da Semana da Pátria do Marista São Luís ocorre até amanhã, 6 de setembro, data que antecede a Independência do Brasil. Além da atividades em sala de aula, nas quais os estudantes pesquisam e refletem sobre a realidade brasileira, os jovens participam dos momentos de Hora Cívica. Durante toda a semana, as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental celebram a data com o Hino Nacional. A atividade tem por objetivo aproximar e despertar nos estudantes a cultura e as tradições através do contato com os símbolos do país.
Já o Colégio Mauá iniciou as atividades na segunda-feira. Na manhã da terça, os alunos dos 5° e 6° anos tiveram uma palestra com a professora Maria Luiza Rauber Schuster, com tema “O legado que recebemos”, já os jovens dos 7os anos, 7as e 8as séries, participaram do painel “Escotismo e meio ambiente”, com Alzira Rosvita Vaz da Silva. Hoje, o Colégio recebe o professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juliano Barin, que irá apresentar “A pesquisa na Universidade”, a partir das 10h30, no Teatro Mauá. A Semana da Pátria encerra na sexta-feira com a solenidade da educação infantil ao 4º ano às 8h e às 17h.

Fotos: DIVULGAÇÃO

Na Semana da Independência, estudantes demonstram seu respeito ao Brasil


Palestras fazem parte das atividades realizadas pelos escoteiros


Além da atividades em sala de aula, nas quais os estudantes pesquisam
e refletem sobre a realidade brasileira