Início Educação Estudante conquista vaga em curso Studienkolleg para ingressar em universidade da Alemanha

Estudante conquista vaga em curso Studienkolleg para ingressar em universidade da Alemanha

Stefani Iasmin Wagner concluiu o Ensino Médio no Colégio Mauá em 2020

Stefani Iasmin Wagner comemora a conquista. – Foto: Divulgação

Muito estudo, dedicação e boas notas foram impulsionadores para que a sinimbuense Stefani Iasmin Wagner, 18 anos, conquistasse uma vaga no Studienkolleg, um curso preparatório de um ano para o ingresso de estudantes estrangeiros em universidades da Alemanha. A jovem, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, em 2020, inicia os estudos em agosto deste ano na cidade de Mettingen, uma preparação para um exame de admissão no curso de Arquitetura a partir de 2022. “Para o Colégio Mauá é um grande orgulho ver uma aluna alcançar tão grande resultado, garantindo seus estudos na Alemanha”, salienta o diretor do Mauá, Nestor Raschen.

A professora Marlise Müller explica que a possibilidade de estudar em uma universidade alemã é viável por meio da parceria entre o Goethe Institut e o Colégio Mauá, em que os alunos têm a oportunidade de realizar provas de proficiência no idioma em diversos níveis, bem como podem se candidatar a uma vaga ao Studienkolleg através de uma prova aplicada pela entidade no próprio colégio. “A Stefani alcançou e seu objetivo graças ao seu empenho e dedicação em seus estudos de Língua Alemã desde o Ensino Fundamental até o final do Médio, participando das aulas e de todos os eventos promovidos pela área com merecido destaque”, ressalta.

Para Stefani, o 3º ano do Ensino Médio foi para ela, e para tantos outros alunos, um ano decisivo. “Em meio a uma pandemia e várias possibilidades, tomei a decisão de que queria estudar Arquitetura na Alemanha, especificamente através do Studienkolleg”, declara. De acordo com o seu desempenho na prova final, ela poderá se candidatar a qualquer universidade alemã, mas ainda não definiu em qual. “Além de estudar, quero conhecer as principais cidades da Alemanha e visitar meus familiares e amigos, claro, depois que o cenário da pandemia melhorar. No futuro, após concluir minha faculdade, pretendo voltar para o Brasil com novas perspectivas e poder aplicar o que estudei e as experiências que tive ajudando a comunidade local”, frisa.  

Stefani conta que o interesse pela língua alemã tem relação com a descendência da sua família e com a cultura da sua cidade natal, Sinimbu, onde começou a ter aulas de alemão a partir de 2009, no 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, ela escolheu o Colégio Mauá para dar continuidade aos estudos no Ensino Médio, onde participou de atividades e competições ligadas ao idioma, com destaque em diversas delas. “Fiquei muito feliz por poder usar essas conquistas como referência ao me candidatar e receber essa aprovação como resultado de vários anos de dedicação e estudo. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada”, salientou.

Sobre as expectativas, a jovem espera que a experiência contribua com o seu desenvolvimento profissional e que conheça pessoas de culturas diferentes. Segundo os pais da estudante, Claus e Adriane Wagner, além das atividades curriculares, ela sempre se dedicou à música e à língua alemã. “Agora, recebemos junto com ela, a notícia de sua aprovação, certos de que é a realização de seu sonho. Para nós, família da Stefani, é um orgulho compartilhar essa conquista com ela e desejamos que ela seja muito feliz em suas escolhas e que tenha inúmeras realizações nesta nova caminhada”.