Início Geral Evento une cooperativas de produção da Agricultura Familiar

Evento une cooperativas de produção da Agricultura Familiar

Um dia para celebrar a intercooperação e a união das cooperativas de produção de alimentos da região. Esta foi a sexta-feira chuvosa dia 29 de junho, quando aconteceu o 2º Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar, que reuniu mais de 150 pessoas no Salão Paroquial de Passo do Sobrado. Com o objetivo de valorizar os produtores familiares e fortalecer as organizações cooperativas no setor produtivo, o evento contou com palestra, depoimentos, troca de conhecimentos e ideias, dinâmica de integração e almoço de confraternização. A iniciativa também fez parte das ações alusivas ao Dia de Cooperar – Dia C, que ocorre neste sábado, 30, Dia Internacional do Cooperativismo, em todo o Brasil.
O seminário é uma iniciativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, Unidade de Cooperativismo da Emater – RS, Sebrae – RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Prefeitura de Passo do Sobrado. Conforme o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, o evento é de extrema importância para a região. “É a partir da cooperação de pessoas e das organizações que vamos conseguir fortalecer a agricultura familiar e o setor como um todo”, destacou. O presidente ainda falou sobre a necessidade da continuação do apoio técnico, político e financeiro para ajudar a fortalecer o setor. Além disso,  mencionou a iniciação ao cooperativismo e empreendedorismo desenvolvido pelo projetos das Cooperativas Escolares, estimulando a cooperação e a solidariedade, lançando sementes nos estudantes que certam ente germinarão no futuro.

APRESENTAÇÕES 

Na sequência da programação, as cooperativas de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale), Vera Cruz (Coopervec), Venâncio Aires (Cooprova) e Santa Cruz do Sul (Coopersanta), que também abrange outros municípios do Vale do Rio Pardo, fizeram as suas apresentações, mostrando um pouco do trabalho desenvolvido dentro das instituições. Entre os principais assuntos abordados neste momento estavam as possibilidades de mercado para os produtos da agricultura familiar, a diminuição de recursos, ampliação de mercados, potencial das cooperativas, diversificação da propriedade, dificuldades do setor, apoiadores da cadeia produtiva, relação com os cooperados , jovem no meio rural, eventos realizados, novos projetos, entre outros.

Seminário reuniu 150 participantes em Passo do Sobrado