
Fotos: Divulgação
Fundada em 2009, a HBier é hoje uma das principais referências em cervejas artesanais do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. Premiada nacional e internacionalmente, a cervejaria vive um momento de plena expansão e projeta para 2026 o melhor ano de sua trajetória: a meta é dobrar a produção e ultrapassar a marca de 1.000.000 de litros.
O anúncio foi feito pelos sócios Henrique Dopke, Augusto Dopke e Roberto Ruschel durante evento nesta quinta-feira, 22 de janeiro, no HBier Pub, em Santa Cruz do Sul. A projeção reflete uma estratégia de crescimento sustentada por investimentos em estrutura, equipe especializada e fortalecimento do portfólio de produtos.
Em 2025, a produção da HBier alcançou 600 mil litros, impulsionada especialmente pelo mês de dezembro, quando foram produzidos 110 mil litros, o maior volume do ano. Atualmente, cerca de 90% da produção corresponde ao estilo Munich Helles, carro-chefe da marca, enquanto o restante contempla estilos especiais.
Portfólio e lançamentos
A HBier mantém uma linha fixa de rótulos reconhecidos pela qualidade e consistência: Munich Helles (estilo clássico alemão, suave, levemente maltado e de alta drinkabilidade), IPA (inglesa, com amargor intenso, aromas florais e corpo equilibrado), Red Ale (âmbar, com notas tostadas, caramelo e leve dulçor), Cacau APA (exclusiva, com adição de cacau e maltes especiais), Stout (escura, encorpada, com notas de café e chocolate) e APA – American Pale Ale (dourada, com notas cítricas e resinosas). Além disso, a cervejaria trabalha com um portfólio dinâmico, com mais de 10 estilos sazonais e colaborativos, lançados em edições limitadas ao longo do ano. Em dezembro de 2025, foi lançada a Pink Punch, uma cerveja para o Verão que alia refrescância, acidez e sabor na medida certa harmonizando com dias de sol e calor.
Para 2026, a estratégia inclui o lançamento de quatro cervejas sazonais. A primeira delas será a Saaz Hop Lager, desenvolvida para o período de Carnaval, com proposta leve, refrescante e sabor marcante, graças à adição extra de lúpulo. A expectativa é que o novo sabor esteja disponível no lançamento do Bailinho da Borges, na terça-feira, 27 de janeiro.
Premiações e presença em eventos
Em 2025, a HBier foi destaque na Copa Sul-Americana de Cerveza, realizada em Bento Gonçalves, conquistando três medalhas: HBier Cacau APA – Medalha de Ouro; HBier IPA – Medalha de Ouro; e HBier Pale Ale – Medalha de Bronze. A marca também marca presença em alguns dos principais eventos do Sul do Brasil, como a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, Bailinho da Borges, Festival Internacional de Balonismo, Festival de Jazz e Blues, Old School Day, Fórmula Truck e Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul.

Saiba mais sobre a HBier:
A HBier nasceu em 2009, em Santa Cruz do Sul (RS), a partir da paixão dos irmãos Henrique e Augusto Dopke pela cultura cervejeira. O projeto começou de forma artesanal, como um experimento universitário, e rapidamente ganhou reconhecimento pela qualidade, autenticidade e consistência das receitas. Mais do que uma cervejaria, a HBier se posiciona como uma marca ligada à celebração e à cultura local. Sua filosofia parte da ideia de que sempre existem motivos — grandes ou pequenos — para brindar. Atualmente, tem sua fábrica localizada no bairro Senai, numa área construída de 760 metros quadrados, gerando 30 empregos diretos.














