
Sara Rohde
[email protected]
Mais um lançamento de Rap movimenta a cultura de rua em Santa Cruz do Sul. Quem trouxe novidade é o Alexandre Goeritz, mais conhecido como Garga, músico que lançou na semana passada o novo trabalho intitulado ‘Roots’.
Garga começou a se envolver com a música desde cedo, com instrumentos e como vocalista de bandas da cidade. Em meados de 2014 surgiu a ideia de colocar no Rap seus pensamentos e letras que tinha arquivados, a grande maioria com temas sociais, políticos e de vivências de seu cotidiano. No mesmo ano conheceu o Jonathan Silveira, o Mestre Gu beatmaker, com o qual fez uma parceria e começou a produzir em seu home estúdio Obra Prima Records.
Foi então que decidiu abrir seus trabalhos e produzir músicas solos. Em 2015 Garga criou o projeto chamado Sinfonia de Rua onde gravou com o Gu um EP intitulado ‘Contexto’ com cinco faixas. Entre as músicas uma se chama ‘Descaso’ que foi lançada junto com um web clipe produzido por Mestre Gu. Já a instrumental foi criada pelo Um Dois Beats. Após, em 2017, o artista entrou pro grupo TMR e participou de três faixas do EP ‘Andando nos Escombros’, mas na época sentiu a necessidade de dar um tempo, então saiu do grupo.
A vontade de cantar e fazer Rap não havia acabado pro artista e no final de 2017 teve vontade de expor seus pensamentos novamente, dessa vez, falar sobre seus temas internos como a mudança e a busca pela evolução. Foi aí que se uniu com Vés Mc e juntos criaram o grupo Eleveser.
No ano passado Garga pediu ao Mestre Gu algumas dicas de produção de instrumentais. Produziu e levou ao estúdio uma prévia do que havia criado. Através dessa produção surgiu uma parceria entre os dois e a partir daquele momento veio a ideia de trabalhar em conjunto, unindo as letras do rapper com os beats do produtor em uma pegada mais Boom Bap.
E neste ano foi lançada a música ‘Roots’, primeira que a dupla tirou do papel e produziu. De acordo com Garga, o som retrata suas raízes e conta com referência dentro da arte musical de álbuns e artistas que o influenciam até hoje. A música mistura ritmos de Reggae com misturas da batida do Rap. O videoclipe foi gravado no Ateliê Vivências Urbanas (AVU) e teve direção do Zeh Spalding. O ativista da cultura Hip Hop, grafiteiro e B-boy Digo Almeida também participou das gravações. A música ‘Roots’ teve gravação, mixagem, masterização e arte do single criada pelo Mestru Gu beatmaker.
Durante o ano mais músicas serão lançadas através desta parceria com grande possibilidade da gravação de um EP. No futuro, o artista tem a ideia de sair dos padrões, “vou fazer sons na essência da criação mesmo, com letras que abordem temas mais profundos, obtidos através de livros, filosofias, que façam as pessoas irem atrás do conhecimento, que se questionem de condicionamentos, preconceitos que devemos abandonar”, disse.
Para Garga o Rap é uma ferramenta de inclusão, “a cultura Hip Hop resgata muitas vidas que poderiam estar perdidas e viram nessa arte um incentivo, um estilo de vida. Foi através do Rap que encontrei a maneira de expor meus pensamentos, unindo com a paixão pela música”, completou.
Ficha Técnica
Música: Roots
Artista: Garga, Mestre Gu beatmaker
Letra e intérprete: Garga
Prod: Garga, Mestre Gu beatmaker
Gravação, mix e master: Obra Prima Records
Clipe: Obra Prima Records
Direção, dir. fotografia, edição e montagem: Zeh Spalding
Elenco: Garga, Mestre Gu beatmaker, Digo Almeida
O Clipe encontra-se no canal da Obra Prima no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3cBP2WoC68M














