Início Educação Exposição nas redes é tema de palestra

Exposição nas redes é tema de palestra

Suilan Conrado

A sala Champagnat do Colégio Marista São Luís foi palco na última terça-feira, 20, da  palestra “Exposição nas Redes Sociais”, ministrada pelos profissionais Diego Wander, relações públicas (mestre em Comunicação Social pela PUCRS) e Tiago Rigo, jornalista (especialista em Marketing Estratégico pela ESPM).
Embora qualquer tema relacionado às redes sociais seja, em um primeiro momento, associado aos mais jovens, a palestra de terça foi direcionada aos pais dos alunos, que sem muito atraso, chegaram na hora prevista do evento, às 19h.

De maneira dinâmica e interativa, os jovens Diego e Tiago advertiram os pais, quanto à superexposição dos filhos nas redes sociais da internet. “O facebook é um espaço onde todos podem publicar o que quiserem, as fotos que quiserem, e serão vistos no mundo todo. É uma forma de se tornar o centro das atenções”, preveniu Tiago.
Mas durante a uma hora e meia de conversa, como preferem chamar os palestrantes, o assunto não foi apenas a rede social mais famosa da atualidade. Ask, Foursquare, Instagram, Orkut, Twitter e YouTube, foram  outros exemplos citados  de redes e aplicativos disponíveis na web, que devem  ser usados com cuidado.
Esclarecendo à plateia diversas vezes de que não são psicólogos, mas pesquisadores das mídias sociais, os comunicadores deram diversas dicas de como se prevenir da superexposição nas redes, e incentivaram o diálogo entre pais e filhos para tornar o uso da internet o mais seguro possível.
“Se vocês, pais, são amigos de seus filhos no facebook, por exemplo, não elogiem tanto quando seu filho postar uma foto. Os adolescentes ficam envergonhados com os comentários feitos pela mãe e muitas vezes, acabam excluindo-a”, explica Tiago, que comenta ainda, a importância de manter essa relação virtual, até mesmo para que os pais possam  acompanhar o que o filho esta fazendo na rede.

Suilan Conrado

Palestra no São Luís deu dicas de como se proteger nas redes sociais

Desde 2009, Tiago e Diego ministram palestra para pais e alunos em vários colégios da Rede Marista no Estado. Em Santa Cruz do Sul, estiveram pela primeira vez como palestrantes.
Para o vice-diretor do Educandário, o Irmão Inácio Rowedder, a palestra foi de grande valia para informar pais e alunos dos riscos que se corre na rede. “Eu tenho perfil no facebook, mas tomo muito cuidado com tudo o que vou escrever ali. Minha posição exige essa postura”, pondera o Irmão Rowedder, que disse aceitar sem problemas as solicitações de amizades dos alunos da instituição.
Lore Frese, mãe de um estudante de 15 anos, saiu da palestra satisfeita. “Foram apresentadas muitas novidades pra mim, coisas que eu ainda não conhecia no mundo virtual”. Lore, que também possui um perfil no facebook, concorda sobre os comentários dos pais nos perfis dos filhos. “Meu filho ficou chateado comigo uma vez por causa de um comentário que fizem uma de suas  fotos”, revela.
Quando o encontro chega ao fim, o jornalista Tiago Rigo enfatiza. “A internet não é um monstro, mas ela pode ser”.